Manifestação

Moradores de comunidade protestam contra ação de reintegração de posse no Ibura

Ação judicial prevê a reintegração de posse do terreno onde eles vivem. A maioria das 250 famílias que moram no local não tem para onde ir.

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 28/04/2021 às 11:45
TIÃO SIQUEIRA/TV Jornal
FOTO: TIÃO SIQUEIRA/TV Jornal

Cerca de 100 moradores da Comunidade Sítio Santa Francisca, localizada no Ibura de Baixo, protestaram, na manhã desta quarta-feira (28), e bloquearam o trânsito da Avenida Recife, na entrada do Ibura, Zona Sul da capital pernambucana.

O ato foi contra uma ação judicial que prevê a reintegração de posse do terreno onde eles vivem, que pertence ao Governo Federal. Os moradores terão de desocupar a área, até a próxima terça-feira (4), data da execução da ordem da justiça.

Moradores não têm para onde ir

A maioria das 250 famílias que moram no local não tem para onde ir. É o caso da dona de casa Terezinha Francisca de Jesus, que estava nervosa com a ideia de abandonar a casa, onde vive há mais de 20 anos. A mesma situação se também a dona de casa Ana Paula da Silva, que mora com dois filhos pequenos, na comunidade.

>> Integrantes do MST realizam protesto em Jaboatão dos Guararapes

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto

O protesto também contou com a participação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto. Segundo a coordenadora do MTST, Vitória Genuíno, a comunidade pede a suspensão da ordem judicial e a abertura de um canal de negociação com a Prefeitura do Recife.

>> Protesto: Ambulantes interditam vias e pedem inclusão no auxílio municipal de Olinda

Tráfego liberado

O protesto acabou gerando um grande engarrafamento na Avenida Recife. O trânsito precisou ser desviado por agentes da CTTU. A manifestação acabou, com a chegada do Corpo de Bombeiros, que apagou o fogo e desobstruiu as avenidas, liberando o tráfego de veículos no local.

+VÍDEOS