ALERTA

Receita Federal alerta para 'Golpe do Amor'; veja como criminosos agem e como se proteger

As pessoas que forem vítimas de 'Golpe do Amor' ou de qualquer outro crime do tipo devem fazer o registro na Polícia Civil.

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 28/04/2021 às 12:30
Foto: Pixabay
FOTO: Foto: Pixabay

A Receita Federal alerta para o 'Golpe do Amor', que acontece na internet, por meio das redes sociais. No golpe, os golpistas tentam atrair as vítimas com mensagens afetivas. De acordo com a Receita, geralmente, os suspeitos criam perfis falsos, se passam por estrangeiros bem sucedidos e mantém uma conversa amorosa com mulheres ou homens para oferecer presentes e empregos em outros países.

Como funciona

Segundo a auditora fiscal da Receita Federal, Ana Helena Carneiro, os golpistas simulam envio de mercadorias, como se fossem presentes, para as vítimas e, em seguida, pedem uma quantia em dinheiro, afirmando que o produto teria ficado retido no terminal de cargas do aeroporto. É nesse momento que acontece golpe.

>> Golpe via SMS: Clientes da Caixa recebem mensagens falsas de bloqueio de aplicativos

As pessoas que foram vítimas dos golpes devem fazer o registro na Polícia Civil.

Mais vítimas na pandemia

A auditora também afirmou que ainda não tem um número de vítimas em Pernambuco, mas que, neste período de pandemia, o registro desse tipo de golpe aumentou bastante. “Esse período de isolamento social causado pela pandemia acomete as vítimas de uma fragilidade emocional, que propicia a aproximação da quadrilha e a aplicação dos golpes”, advertiu representante da Receita Federal.

“É preciso desconfiar de toda e qualquer promessa ou solicitação de transferências de recursos. A Receita Federal não exige qualquer pagamento em espécie ou por meio de depósito em conta-corrente. Caso você seja informado de algum bem retido na Receita Federal, desconfie. Se você está sendo envolvido dessa forma, procure a Polícia Civil e faça o boletim de ocorrência para investigação. É sempre melhor prevenir do que remediar”, detalhou.

Características principais dos “Golpes do Amor”

  • A vítima é escolhida pela quadrilha;
  • Começam as tratativas amorosas, com a troca de fotos entre a vítima e o farsante;
  • O homem relata que está apaixonado e que quer dar um presente, se mudar para o Brasil para viver com a vítima ou ainda oferece uma proposta de emprego à distância;
  • Diz que está enviando para o Brasil uma caixa com presentes (numerários, joias, etc), sua mudança ou equipamentos de escritório, e que essas remessas estariam retidas pela Receita Federal. Para retirá-las a vítima tem que fazer uma transferência ou pagar algum valor (geralmente em torno de R$ 2.500,00 a R$
    4.000,00);
  • A vítima realiza a transferência e se dirige à Receita Federal em busca de informações sobre as supostas remessas postais (presentes, bens em mudança, ou equipamentos) e descobre que foi um golpe.

>> Empresa do Recife é alvo de operação por suspeita de aplicar golpe em oferta de vacinas contra covid-19

>> Covid-19: confira como escapar do golpe da 'vacina de vento'

+VÍDEOS