IMUNIZAÇÃO

Rodoviários do Grande Recife vão ser vacinados contra a covid-19


Decisão foi tomada pelo Governo de Pernambuco, que resolveu antecipar imunização da categoria

Gustavo Henrique Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 06/05/2021 às 11:15
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem
Leitura:

O Governo de Pernambuco decidiu antecipar a vacinação contra a covid-19 para motoristas e cobradores de ônibus do Grande Recife. A apuração é de Roberta Soares, da coluna Mobilidade, do Jornal do Commercio. Está sendo aguardada apenas a chegada de um novo lote de vacinas para o início da imunização da categoria. A intenção é que ele aconteça ainda em maio, se possível até o dia 15.

A decisão ganhou força com os apelos que os rodoviários do Grande Recife têm feito, inclusive com a realização de protestos pela cidade. No último, realizado no dia 26/4, a categoria chegou a parar os coletivos no Centro e a apresentar uma carta ao governador Paulo Câmara solicitando um posicionamento. Falou, também, que esperaria até o dia 15 de maio, e que depois dessa data poderia levar a realização de uma greve por vacinas para votação em assembleia.

Mas a decisão do Estado também teria motivações humanas. O governo entende que os profissionais do transporte público têm urgência na imunização. A questão foi levada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Marcelo Bruto. “Ainda não podemos dar uma data, mas há a intenção, sim, de vacinar a categoria. O governador e o secretário de Saúde estão tratando disso. Mas precisamos esperar a regularização dos envios de doses para dar a certeza”, afirmou Marcelo Bruto, que passou a mesma informação na reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.