IMUNIZAÇÃO

Rodoviários do Grande Recife vão ser vacinados contra a covid-19

Decisão foi tomada pelo Governo de Pernambuco, que resolveu antecipar imunização da categoria


Rodoviários do Grande Recife vão ser vacinados contra a covid-19

A manifestação acontece no cruzamento da Avenida Dois Rios com a Rua Rio Xingu Foto: - Foto: Bruno Campos/JC Imagem

O Governo de Pernambuco decidiu antecipar a vacinação contra a covid-19 para motoristas e cobradores de ônibus do Grande Recife. A apuração é de Roberta Soares, da coluna Mobilidade, do Jornal do Commercio. Está sendo aguardada apenas a chegada de um novo lote de vacinas para o início da imunização da categoria. A intenção é que ele aconteça ainda em maio, se possível até o dia 15.

A decisão ganhou força com os apelos que os rodoviários do Grande Recife têm feito, inclusive com a realização de protestos pela cidade. No último, realizado no dia 26/4, a categoria chegou a parar os coletivos no Centro e a apresentar uma carta ao governador Paulo Câmara solicitando um posicionamento. Falou, também, que esperaria até o dia 15 de maio, e que depois dessa data poderia levar a realização de uma greve por vacinas para votação em assembleia.

Mas a decisão do Estado também teria motivações humanas. O governo entende que os profissionais do transporte público têm urgência na imunização. A questão foi levada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Marcelo Bruto. “Ainda não podemos dar uma data, mas há a intenção, sim, de vacinar a categoria. O governador e o secretário de Saúde estão tratando disso. Mas precisamos esperar a regularização dos envios de doses para dar a certeza”, afirmou Marcelo Bruto, que passou a mesma informação na reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.