Denúncia

Moradores denunciam barreira que ameaça desabar na Zona Norte do Recife

A chuva forte que atingiu a capital pernambucana há uma semana gerou mais transtornos para os moradores da Rua da Jaqueira, em Dois Irmãos

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 25/05/2021 às 14:00
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Os moradores da Rua da Jaqueira, no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, denunciam que há 15 anos convivem com o medo de uma barreira cair sobre algumas casas e provocar uma tragédia. A chuva forte que atingiu a capital pernambucana há uma semana gerou mais transtornos no local.

O auxiliar de serviços gerais, Deivson Neri, mora na rua há 15 anos. Ele sempre conviveu com o perigo da barreira que fica na parte de trás da residência dele desabar. Ele conta que o risco aumentou quando um vizinho decidiu fazer a construção de uma casa em cima da barreira. Mas, com as fortes chuvas do mês de maio, a estrutura veio abaixo. Deivson conta que teve que sair de casa, às pressas, com a família.

De acordo com os vizinhos, os donos da casa deixaram o local, e quem ficou tem que conviver com o medo da residência desabar. É o caso da aposentada Sônia Ferreira. Ela sai toda noite de casa para ter um sono mais tranquilo. Já o podador de árvores, José da Silva, teve que usar as próprias ferramentas para remover uma árvore que caiu no telhado da casa onde mora. Ele já sabe que em tempos chuvosos, principalmente à noite, não dá para descansar.

>>Perto de local onde família morreu durante deslizamento, outra barreira ameaça desabar em Jaboatão dos Guararapes

Sem fiscalização

Ainda segundo os moradores da rua, durante as últimas chuvas, profissionais da Defesa Civil foram acionados, mas nenhuma equipe foi ao local.

>>Deslizamento de barreira em Jaboatão: Pai e filha morreram abraçados

Nota de Defesa Civil

Em nota, a Defesa Civil do Recife disse que a Rua da Jaqueira é constantemente monitorada e que uma nova vistoria será feita dentro da programação das equipes. O órgão lembrou que técnicos estão de prontidão 24h para atender os chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400.

+VÍDEOS