Instituto do Fígado

Cerimônia virtual celebra 15 anos do Instituto do Fígado de Pernambuco

O empresário João Carlos Paes Mendonça participou da cerimônia; ele é um dos empresários que colabora com o Instituto do Fígado desde o início

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 01/06/2021 às 12:30 | Atualizado em 12/12/2022 às 17:42
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Uma cerimônia foi realizada em comemoração aos 15 anos de existência do Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP).

A instituição, que é privada sem fins lucrativos, é referência no Brasil no diagnóstico e pesquisa em doenças hepáticas e atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A cerimônia foi transmitida pela internet. O empresário João Carlos Paes Mendonça participou da cerimônia, pois é um dos empresários que colabora com o instituto desde o início.

Na ocasião, João Carlos Paes Mendonça recebeu o diploma de Conselheiro Benemérito do Instituto do Fígado de Pernambuco.

 

A outorga foi entregue simbolicamente pela professora Margarida Cantarelli, membro da Academia Pernambucana de Letras, que falou da trajetória do empresário e da importância dele para o instituto.

"Um trabalhador incansável, que fica na sua competência própria e dos que o cercam. Se eu fosse descreve-lo, não com palavras, como faço agora, mas pela geometria, como um símbolo, eu representaria por uma linha reta, ascendente", disse.

Ela adicionou: "Isso porque você olhas sempre para o alto, na busca de novos caminhos".

O empresário agradeceu a homenagem vinda do projeto que ele viu nascer.

“É um projeto de grande relevância para a sociedade. Juntamente com Dr. Ricardo Brennand, que foi o grande impulsionador e lutador, apoiamos desde o início a mobilização cuja integração de todos continua sendo vital para a conclusão da obra", destacou o empresário João Carlos Paes Mendonça ao receber o título de Conselheiro Benemérito.

VEJA TAMBÉM: Exposição no JCPM Trade Center arrecada fundos para o Instituto do Fígado

"Nomes relevantes estão integrados, como Cornélio Brennand, por exemplo, diante do impacto que isso trará, principalmente, para a população carente".

"Temos que sensibilizar a sociedade porque essa construção vai mudar o patamar de atendimento para as questões relacionadas ao fígado no Estado de Pernambuco”, finalizou.

“A pandemia mostrou muitas fragilidades sociais e, uma delas foi, sem dúvida, a estrutura precária da rede pública de saúde – apesar de todos os esforços travados para atender às demandas da Covid-19. Por isso, iniciativas estruturadoras nessa área se fazem tão importantes".

Ao lembrar que acompanhou de perto a luta desde o início para implantação do hospital, pontuou que ninguém deve desistir desse compromisso.

"Continuaremos apoiando as discussões e iniciativas para atrair mais parceiros que, junto com os grandes idealizados do projeto, vão seguir em frente. É um trabalho que não pode parar”.

O empresário também reforçou a importância do termino da construção do Hospital do Fígado, o primeiro no Brasil que será especializado em transplantes do tipo.
O empresário também reforçou a importância do termino da construção do Hospital do Fígado, o primeiro no Brasil que será especializado em transplantes do tipo.
Reprodução/TV Jornal

Hospital do fígado

O empresário também reforçou a importância do termino da construção do Hospital do Fígado, o primeiro no Brasil que será especializado em transplantes do tipo.

Segundo a presidente do IFP, a professora Leila Beltrão, a participação de empresários como João Carlos Paes Mendonça é importante.

O instituto atende exclusivamente pacientes do SUS. Atualmente, é referência no país em diagnóstico e pesquisa clínica de doenças hepáticas.

+VÍDEOS