NOVO PROGRAMA

POR AQUI, com Fábio Araújo: confira os detalhes sobre o novo programa da TV Jornal

A ideia é que o programa ‘Por Aqui’ aprofunde discussões em torno de temas sensíveis à população pernambucana

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 14/06/2021 às 13:00 | Atualizado em 20/10/2022 às 15:43
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Nesta segunda-feira (14), às 12h, tem a estreia do novo programa jornalístico da TV Jornal, o "Por Aqui". A nova atração terá o comando do apresentador Fábio Araújo.

A ideia é que o programa aprofunde discussões em torno de temas sensíveis à população pernambucana, além de abrir espaço para que o telespectador possa colaborar ativamente e se sentir representado.

Durante o final de semana, a equipe cuidou dos últimos detalhes para a estreia. Confira os bastidores do novo programa da TV Jornal no vídeo abaixo.  

Por que o programa se chama 'Por Aqui'?

O nome da atração traz diversos significados. O "Por Aqui" quer estar presente nas comunidades, como o título já diz, mas também quer dizer que informação de qualidade o telespectador encontra por aqui, na tela da TV Jornal.

Há ainda um terceiro significado, o de mostrar indignação:

"É uma frase que a gente sempre usa quando está esgotado de algo: "eu estou 'por aqui' disso ou daquilo". Então, também tem essa proposta de se indignar com os problemas para tentar propor e cobrar soluções", explica Erilson Gouveia, gerente de produção e programação da TV e Rádio Jornal.

Empatia aos problemas das comunidades

À frente da atração, o jornalista Fábio Araújo promete mais empatia pelos problemas das comunidades.

"Jornalismo não é só jornalismo, é inclusão. O povo tem que ser o protagonista. O estúdio não tem que ser um lugar frio, tem que ser uma extensão da rua", opina.

Equipe nos bastidores do 'Por Aqui'

Para conseguir dar voz às pessoas, uma grande equipe atuará por trás e na frente das câmeras. De acordo com Erilson Gouveia, a equipe de reportagem deverá fazer diversas entradas ao vivo, trazendo informações variadas, desde o jornalismo mais factual, até as notícias dos esportes e entretenimento.

"Fábio vai comandar uma atração com um jornalismo atual e com muita opinião, mas com a marca de credibilidade do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC)", afirmou o gerente.

Fábio, por sua vez, conta que participou ativamente do processo de construção do novo programa, que entra no ar nesta segunda-feira.

"Poder colocar seu DNA num produto como este é um sonho profissional, estou muito feliz", diz ele, que garante: "Agora, é controlar o frio na barriga e na espinha. Mas esse friozinho tem que existir todos dias, antes de entrar no ar, caso contrário, é melhor pendurar as chuteiras."

> Bora uma Apostinha: Casa Amarela recebe gravação do quadro do Por Aqui

Quem é Fábio Araújo?

O novo apresentador da TV Jornal, que assume do desafio de comandar o "Por Aqui", é o paranaense com alma nordestina Fábio Araújo, de 40 anos.

Apesar de ter nascido no Paraná, ele veio ainda criança morar na Paraíba. Há apenas dois anos, está no Recife, com a esposa, com quem tem dois filhos.

Ele afirma que sua experiência de repórter nas ruas da capital pernambucana lhe dá a bagagem necessária para se sentir digno de ser a voz do povo.

"Na Paraíba, eu apresentei um programa policial por nove anos. Aqui no Recife, já atuei como repórter de rua, entrando e saindo de comunidades, mostrando os problemas do Estado. Então, eu sei como as pessoas precisam ter voz ativa e querem ser ouvidas", analisa.

Fábio diz que estuda bastante para poder opinar sobre os problemas diversos e saber exatamente a quem cobrar as soluções necessárias.

A opinião, inclusive, dever uma das marcas da sua condução do programa jornalístico. "O que posso garantir é ter empatia por quem mais precisa, ter opiniões claras e, de certa forma, duras, mas sempre tentarei ser justo", promete o apresentador.

+VÍDEOS