Denúncia

Após 'muvucão' na Bomba do Hemetério, moradores reclamam do acúmulo de lixo no bairro

Comerciantes reclamam que no dia seguinte as festas, são obrigados a realizar limpeza em seus estabelecimentos devido o acúmulo de lixo

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 17/08/2021 às 17:00 | Atualizado em 02/03/2022 às 21:03
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Após a aglomeração registrada no último final de semana na Bomba do Hemetério, na Zona norte do Recife, as ruas do local ainda permanecem repletas de sujeira.

Ao circular na principal via do bairro que leva o nome da localidade, é possível ver garrafas de cerveja, latas e outros diversos tipos de lixo.

Toda a sujeira é consequência da multidão de pessoas que se reúnem no bairro para beber e dançar aos finais de semana. O movimento foi popularmente foi batizado de "muvucão".

Veja na reportagem

Uma comerciante da área que não quis ser identificada durante entrevista à TV Jornal reclamou do lixo que fica em frente ao seu estabelecimento:

"É constante a gente abrir o estabelecimento e ter fazer uma limpeza geral porque a cerveja entra, eles quebram as garrafas na frente do estabelecimento. Muito lixo de comida, de tudo".

Para tentar conter as aglomerações, a prefeitura do Recife, Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), Brigada Ambiental (órgão da Secretaria de Meio Ambiente), Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros iniciou, nesta terça-feira (17), uma série de fiscalização nos bairros do Recife.

O da Bomba do Hemetério será o primeiro a receber a visita.

>>Moradores da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife, denunciam barulho e aglomeração na área; veja vídeos

O objetivo é orientar os comerciantes - formais ou informais - sobre a necessidade do respeito ao decreto estadual de restrições econômicas e sociais, ainda vigente.

O morador Joel Clementino diz que concorda com a ação, mas afirma que os comerciantes locais não estão envolvidos na festa.

"Os comerciantes aqui a maioria não abrem a noite. Um outro que abre um espetinho, mas não vende aos participantes porque eles já vêm com tudo pronto".

A secretaria de controle urbano pede a colaboração da população para respeitar os protocolos contra covid-19 e evitar festas como essas na Bomba do Hemetério ou em qualquer outro bairro.

Sobre o lixo, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) disse que ainda hoje vai enviar uma equipe para fazer a limpeza no bairro.

Entenda o caso

No último final de semana moradores do bairro da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife, reclamaram que não conseguiam dormir devido a um paredão que popularmente foi batizado de "muvucão".

Centenas de pessoas, inclusive adolescentes, se reúnem na avenida principal que corta o bairro para beber, dançar e usar drogas sem nenhum tipo de precaução ao período de pandemia.

+VÍDEOS