Memória

Conheça a trajetória de Paulo Freire; escritor completaria 100 anos no próximo domingo (19)

O educador morreu no estado de São Paulo em maio de 1997

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 17/09/2021 às 13:30 | Atualizado em 17/03/2022 às 20:06
Reprodução
FOTO: Reprodução

Se estivesse vivo, o educador, filósofo e escritor Paulo Freire completaria 100 anos no próximo domingo (17). Natural do Recife, nasceu em 19 de setembro de 1921, e fez história ao apresentar um método inovador de alfabetização que foi praticado no Brasil e em diversos países.

A sabedoria de Paulo Freire era tão grande que mesmo depois da morte, em 2 de maio de 1997, as palavras dele continuam vivas e atuais.

Confira a matéria exibida no TV Jornal Meio-Dia desta sexta-feira (16)

Infância Pobre

O escritor nasceu em uma família de classe média do Recife e poderia ter tido uma vida de conforto. Porém, quando tinha 8 anos, a crise desencadeada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York, que levou ao período de depressão da década de 1930, apresentou ao menino bem nascido uma realidade comum a muitos brasileiros: precisou sentir na pele o drama da fome.

E foi devido a sua história de vida humilde, que Paulo Freire passou se preocupar muito com os menos favorecidos e se engajou em tentar mudar essa realidade.

>>>Bolsonaro chama Paulo Freire de ''energúmeno'' e diz que programação da TV Escola ''deseduca''

Vida Acadêmica

Paulo Freire quando jovem, conseguiu uma bolsa no extinto Colégio Osvaldo Cruz. Logo após, entrou para a Faculdade de Direito do Recife e ao se formar, em 1946, o escritor decidiu não seguir carreira, pois se encontrou como professor de língua portuguesa.

E foi onde encontrou um método de alfabetização revolucionário que rodaria todo o mundo. Um dos grandes feitos do filósofo, aconteceu na década de 40, no município de Angicos, no estado do Rio Grande do Norte, em apenas 40h horas o educador conseguiu alfabetizar 300 alunos.

Qual o método desenvolvido por Paulo Freire?

Paulo ensinava a todas as pessoas que elas não deveriam se sentir pequena diante dos obstáculos. Mostrava que a educação era o único caminho para subir os degraus da vida.

Nesse processo, não era necessário decorar as coisas e sim compreender o contexto. E com essa filosofia que o educador fundou no Recife o Movimento de Cultura Popular, marcado por estimular a consciência política e social dos indivíduos.

" Ninguém começa lendo a palavra, porque antes da palavra, o que a gente tem pra ler é a disposição da gente tem pra ler à disposição do mundo. E a gente ler o mundo na medida em que a gente o compreende e o interpreta", palavras do escritor.

Golpe de 64

Após a aplicação do golpe de 1964 pelos militares e a retirada do presidente João Goulart do poder, o método de alfabetização de Paulo Freire foi retirado e o educador foi preso no Recife por mais de 70 dias, após sua soltura, precisou se exilar na embaixada da Bolívia, depois foi para o Chile, país o qual ele voltou a alfabetizar e escreveu vários livros que ganharam repercussão internacional.

Depois se mudou para os Estados Unidos e virou professor da Universidade de Harvard, até chegar em Genebra, na Suíça, onde fez um grande trabalho. Voltou ao Brasil em 1980, e passou a ensinar em Universidades, em seguida virou secretário de educação de São Paulo e se tornou patrono da educação brasileira e educador do mundo.

Morte

Paulo Freire morreu em São de um ataque cardíaco em 1997, mas deixou um grande legado para a humanidade.

+VÍDEOS