Saúde

É verdade que homens podem ter câncer de mama? Entenda

A médica mastologista na Beatriz Albuquerque fala sobre o assunto

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 06/10/2021 às 17:15 | Atualizado em 11/07/2022 às 10:36
Foto: Pixabay
FOTO: Foto: Pixabay

No período do outubro rosa, campanha mundial em que a sociedade se movimenta para falar sobre a importância da prevenção e diagnostico precoce do câncer de mama, surge uma dúvida: será mesmo que homens podem ter essa doença?

A resposta é que sim, inclusive pode matar. Quem fala sobre o assunto é a média mastologista Ana Beatriz Albuquerque que também é vice presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Pernambuco.

Veja e entrevista:

De acordo com a médica, não é uma doença muito incidente em homens devido o fato da mama masculina ser pouco evoluída. Uma das formas de diagnóstico é através de um exame físico e havendo alguma alteração mamária pode ser um indicativo para a busca de um especialista. Porém, nesse caso, não há um exame de rastreamento, como é com mulheres.

>>Saiba como fazer doações e ajudar o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) a continuar atendendo pacientes

Ana Beatriz explica que os sintomas podem se manifestar de diversas maneiras. "As lesões mamárias suspeitas nos homens elas evoluem com uma nodulação na região retroareolar ou até uma saída de secreção pela aureola. Via de regras, pode estar associado a dor ou não", explicou. Ainda conforme a especialista, na maioria das vezes, nódulos dolorosos em pessoas do sexo masculino é indicativo de genecomastia, que nada tem a ver com câncer de mama. Trata-se na verdade de um aumento benigno do tecido mamário masculino, o que é comum.

>>'Mata mais que câncer, acidente e covid-19', diz Sociedade de Cardiologia: veja o que você precisa saber neste Dia Mundial do Coração

Homem faz mamografia?

Por mais estranho que possa parecer, conforme a mastologista, homens podem sim se submeter a este tipo de exame. "A mamografia é reconhecida na noção geral da sociedade, por ser um exame feminino ,mas o homem quando tem alguma alteração suspeita ele faz mamografia e pode complementar com ultrassonografia mamária", ressaltou.

O câncer de mama masculino é hereditário?

De acordo com Ana Beatriz Albuquerque, o câncer de mama masculino pode estar associado a uma mutação genética, que é a mutação do gene BRCA2. "O paciente que recebe esse diagnóstico, ele deve ser orientado através de um oncogeneticista para fazer um teste genético. Uma vez confirmada a mutação, o filho é orientado a fazer também", explicou.

Homens com mama aumentada é mais comum aparecer o câncer?

A especialista explica que quando a mama do indivíduo do sexo masculino está mais evoluída, e isso pode estar relacionado com sobrepeso e obesidade, existe uma formação de tecido mamário mais acentuada. "Lembre-se que a mama no homem ela é involuída, então o homem pode estar mais suscetível sim a desenvolver o câncer de mama", ressaltou a médica.

+VÍDEOS