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Carteira de Identidade: Novo ponto de emissão do documento é inaugurado no Recife; saiba onde fica

O serviço para emissão da carteira de identidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 13/10/2021 às 12:50 | Atualizado em 25/05/2022 às 12:40
Bruno Campos / JC Imagem
FOTO: Bruno Campos / JC Imagem

Nesta quarta-feira (13), o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), o Departamento de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e a Coordenadoria da Infância e Juventude inauguram um novo Ponto de Emissão de Carteira de Identidade.

A novidade é uma iniciativa da Polícia Civil e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e fica localizado na Rua Fernandes Vieira, 405, no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana.

Veja a matéria exibida no TV Jornal Meio-Dia:

Inicialmente, o espaço vai funcionar com capacidade para a realização de 50 atendimentos diários para a emissão de Carteiras de Identidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O posto vai se somar às outras unidades que atendem ao Recife. O atendimento é digital, realizado por meio do Sistema de Identificação Biométrica Automatizada (Abis), também adotado para emissão de passaporte e de carteira de habilitação

De acordo com Ênio Procopio, assessor do IITB, incialmente a unidade irá atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

"É um serviço que vai ser prestado para as crianças e adolescentes que estão em vulnerabilidade para que a gente traga cidadania a essa parte da população", explicou.

Veja como utilizar os serviços do novo posto

Para utilizar os serviços oferecidos pelo posto, é necessário agendar o atendimento por meio do site do IITB, que direciona o usuário para o portal PE Cidadão.

Nele, os interessados inserem seus dados e, se estiverem solicitando a segunda via da Carteira de Identidade, emitem o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento da taxa de serviço no valor de R$ 24,36.

Em caso de 1ª via e para maiores de 65 (sessenta e cinco) anos, o usuário já é direcionado para o agendamento por ser isento.

No dia do atendimento, é necessário levar somente a certidão de nascimento ou de casamento (original ou cópia autenticada em cartório) e o comprovante do pagamento do DAE, se for 2ª via.

Após solicitar a emissão do documento, o usuário recebe um protocolo com a data de entrega da Nova Carteira de Identidade, dentro de um prazo de até dez dias úteis.

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