A Rede Estadual de ensino de Pernambuco iniciou, nesta quarta-feira (10), o período de matrículas para novos alunos.
São 57.730 vagas que estão sendo ofertadas para todas as regiões do estado, o qual 9.903 são para escolas no Recife, 15.329 para os demais municípios da Região Metropolitana e 32.498 para o interior.
O processo pode ser feito pela internet até o dia 24 de dezembro. Veja na reportagem:
Como se inscrever?
A inscrição está sendo realizada apenas pelo site www.matricularapida.pe.gov.br., mas para os que não possuem acesso à internet, não precisa se preocupar.
Cerca de 300 escolas estaduais estão liberando os laboratórios de informática para a realização do cadastro.
O secretário de educação e esportes de Pernambuco, Marcelo Barros, explica como é o processo de matrícula no site:
"É um site fácil e amigável. Basicamente as informações documentais dos estudantes, qual a opção se será integral ou regular, qual o ano e a escolha da escola que deseja estudar".
Vale lembrar que não são todos os alunos que precisam fazer esse cadastro. O Secretário Executivo de Gestão da rede escolar de Pernambuco, João Charamba explica em quais casos é necessário fazer a inscrição.
"Quem precisa fazer o cadastro são alunos novatos que são aqueles que não são da rede municipal e nem estão na rede estadual de ensino", disse.
"São aqueles que estão migrando de um município para outro ou até da rede privada para a rede pública".
Complementam que estão dento desse público alvo alunos que estão vindo de outro estado ou até aqueles que passaram um ano sem estudar.
Depois dessa primeira etapa, ainda é necessário fazer a efetivação da matrícula durante os dias 03 e 14 de janeiro.
Os responsáveis pelo cadastrado devem comparecer presencialmente na escola escolhida, levando inclusive a documentação informada no site.