Denúncia

Moradores denunciam que canal na Zona Norte do Recife não é limpo há seis meses

As pessoas que moram na região precisam conviver com lixo, mosquitos e, em dias de chuva, alagamentos

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 17/11/2021 às 19:40 | Atualizado em 16/02/2022 às 18:37
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Os moradores do Córrego da Areia, comunidade localizada no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, denunciam a falta de limpeza de um canal que corta a região.

Segundo a população, a limpeza do local não acontece há seis meses. Por causa disso, a população precisa conviver com insetos, mau cheiro e alagamentos em dias de chuva.

Veja matéria exibida no TV Jornal Meio-Dia desta quarta-feira (17):

Rute Vitalino tem um comércio em frente ao canal há quatro anos e reclama que a prefeitura não faz manutenção com frequência.

"Eles não vem fazer o trabalho do canal. No local tem mosca, mosquito da dengue e fica ruim para o comércio", afirmou a comerciante.

Ela também conta que a própria comunidade não colabora com a limpeza alegando que as pessoas jogam lixos dos mais diversos tipos na rua.

>>Funcionários e pais de alunos protestam e denunciam assaltos frequentes em creche na Zona Norte do Recife

O aposentando José Pedro afirma que já passou da hora da prefeitura tomar alguma providencia.

"A solução era desentupir isso aqui ou colocar uns trilhos. Dessa forma que está, limpa de um lado, limpa de outro e o meio fica cheio de areia", contou em entrevista à TV Jornal.

Outro comerciante da localidade, Edson Gonçalves, acredita que para melhorar a situação é necessário ser feito um serviço mais amplo.

"Tem que tirar a areia daqui, de lá de cima. Porque se só tira a daqui, quando chove, a de lá desce e acumula de novo", comentou.

Nota da Emlurb

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) esclarece que o Canal do Córrego da Areia recebeu ação de limpeza em abril deste ano, quando cerca de 70 toneladas de lixo e resíduos foram retiradas.

Além disso, a Emlurb realiza intervenções pontuais de limpeza manual, tendo a última delas sido realizada em 28 de agosto.

A Emlurb aproveita para pedir que a população colabore com a limpeza dos canais e das vias públicas, evitando o descarte incorreto de lixo e respeitando o cronograma da coleta do órgão.

+VÍDEOS