Cultura

Pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho é o mais novo membro da Academia Brasileira de Letras

José Paulo Cavalcanti Filho disputou eleições para ocupar o lugar do ex-governador e vice-presidente da república Marco Maciel

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 26/11/2021 às 17:00 | Atualizado em 13/06/2022 às 19:46
JC imagens
FOTO: JC imagens

O pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho é o mais novo representante do estado para ocupar a 39ª cadeira da Academia Brasileira de Letras. 

O escritor, e também advogado, assume o lugar deixado pelo ex-governador e vice-presidente da república, Marco Maciel, que morreu dia 12 de junho de 2021.

"José Paulo Cavalcanti é um renomado estudioso de Fernando Pessoa, tão íntimo e intenso, como se fosse parente espiritual do poeta", declarou o Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi.

Votação

A votação aconteceu no Rio de Janeiro, na quinta-feira (25) a tarde, no Petit Trianon. 

José Paulo Cavalcanti Filho é membro da Academia Pernambucana de Letras, articulado do Jornal do Commercio e recebeu 21 votos. 34 acadêmicos fizeram parte da eleição, de forma presencial ou pela internet.

 

O recifense concorreu contra nomes como Ricardo Cavaliere, Godofredo de Oliveira Neto, Luiz Coronel, Camilo Martins e Leandro Gouveia.

Pernambucanos na ADL

Além de Cavalcanti Filho, o estado de Pernambuco tem outros nomes na Academia Brasileira de Letras.

O advogado, jornalista e poeta Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça (cadeira 26), o diplomata Geraldo Holanda Cavalcanti (29), o professor Evanildo Bechara (33) e o historiador Evaldo Cabral de Mello (34).

Sobre José Paulo Cavalcanti Filho

José Paulo Cavalcanti Filho nasceu em 1948, no Recife, e cursou direito na Universidade Católica do Pernambuco. No entanto, no período ditatorial foi proibido de estudar.

Após o fim do golpe militar, ele se tornou um dos seis membros da Comissão Nacional da Verdade, nomeado pelo Congresso Nacional e pela Presidência da República.

No espaço da literatura, é conhecido por ser um profundo conhecedor de Fernando Pessoa, grande escritor do começo do século XX.

Ele é autor de um livro que se tornou referência internacional sobre o autor: "Fernando Pessoa: Uma (Quase) Autobiografia" (Record, 2011), que levou o 1º lugar do prêmio Jabuti em biografia e ganhou edições em vários países.

+VÍDEOS