Festa do Morro

Primeiro dia da Festa do Morro é marcado por muita fé e devoção no Recife

A tradicional festa religiosa ocorre há 117 anos. Neste ano, houve a volta dos confessionários que foram suspensos em 2020, devido à pandemia de covid-19.

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 29/11/2021 às 13:00 | Atualizado em 04/01/2022 às 15:08
Bruno Campos
FOTO: Bruno Campos

As missas no primeiro dia do novenário em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, começaram às 6h da manhã deste domingo (28).

A cada duas horas, novas celebrações aconteciam no Santuário, que fica no Morro da Conceição. Elas foram marcadas por muitas orações e louvores.

A guia de turismo Maria dos Prazeres veio pela primeira vez fazer parte da festa. Emocionada, ela falou da importância da santa na vida dela.

"Essa devoção veio quando eu era adolescente. Eu sempre planejava vim e assistia pela televisão, me emocionava. E eu sou muito devota a ela", comentou.

A aposentada Maria Auxiliadora voltou ao santuário pela primeira vez depois do início da pandemia e fez questão de dar um testemunho de uma graça alcançada há 27 anos.

"Em 1994, eu estava com 34 anos, eu sofri um acidente de carro. Agradeço a ela e estou aqui de pé. Foi tudo recuperado. E eu agradeço, primeiramente Deus, depois Nossa Senhora da Conceição".

Volta dos confessionários

O início do novenário também foi marcado pela volta dos confessionários, que foram suspensos no ano passado por causa da pandemia.

Padres recebiam os fiéis em três pontos montados na lateral do santuário. Muita gente também antecipou a visita à imagem de nossa senhora da Conceição para fazer orações.

Cerca de 1 milhão de pessoas são esperadas no santuário nos dias de festa, que este ano, segundo o reitor Pedro Luiz, traz uma mensagem de fraternidade para os católicos.

"Fomos buscar na cartar incimplica do Papa Francisco a inspiração para essa festa. Nós estamos aqui pra isso, para construir fraternidade, uma sociedade mais justa e mais fraterna e esse é o objetivo da nossa fé", falou o religioso.

Sobre a Festa

No dia 8 de dezembro, as missas serão celebradas dentro do santuário e também na área externa.

A festa do morro acontece há 117 anos e passou a ser comemorada com a chegada da imagem da santa, de 3,5m de altura, que veio de navio da França.

Com um terço na mão, a professora aposentada Márcia Guerra estava atenta à missa. Devota de nossa senhora há muitos anos, sempre vem agradecer.

A festa do morro é celebrada há 117 anos
A festa do morro é celebrada há 117 anos - Bruno Campos

+VÍDEOS