Eleições 2020

DESAFIOS METROPOLITANOS: Administrar uma cidade é tarefa complexa e exige jogo de cintura por parte dos prefeitos

Além disso, cada vez mais é preciso buscar soluções criativas e com menor custo para o orçamento público

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 06/11/2020 às 12:17 | Atualizado em 14/06/2023 às 9:04
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A TV Jornal está exibindo a série de reportagens ‘Desafios Metropolitanos’, que mostra os maiores desafios que os futuros prefeitos da Região Metropolitana do Recife terão que enfrentar, quando assumirem o mandato, em 2021.

As matérias serão exibidas no TV Jornal Meio-Dia e você pode acompanhar todos os episódios no nosso site e redes sociais.

As reportagens são de Victor Tavares, edição de texto de Talita Marques e edição de vídeo feita por Jéssica do Vale.

A edição-executiva da TV Jornal é de Adriana Victor, e Mônica Carvalho é a diretora de conteúdo jornalístico da TV e Rádio Jornal.

No quinto e último episódio, você confere que administrar uma cidade é uma tarefa complexa e que exige muito jogo de cintura por parte dos prefeitos.

Além disso, cada vez mais é preciso buscar soluções criativas e com menor custo para o orçamento público. É aí que entra a inovação. Ela está mudando o modo de administrar em todo o mundo.

Inovação

Durante os últimos meses, inovação é uma palavra que tem sido bastante ouvida. A pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou o mundo todo a inovar, a se reinventar.

Mas muito antes disso, a inovação já tinha sendo aplicada em soluções para a gestão de cidades.

"Um prefeito que é inovador leva a cidade para um novo patamar.

A revolução digital está trazendo melhorias para os serviços públicos que podem, realmente, trazer benefícios para as pessoas e aliviar os cofres dos munícipios porque a tecnologia barateia o serviço público", disse a pesquisadora, Beatriz Ivo.

Barcelona, na Espanha, também é exemplo de inovação na gestão inteligente do lixo. Há cerca de 10 anos, foi implantado o sistema de recolhimento subterrâneo por sucção dos resíduos sólidos.

Pelos tubos, o lixo vai direto para usinas que fazem o reaproveitamento de tudo, até da matéria orgânica, que vira combustível. Uma ajuda e tanto para o meio ambiente, saúde pública e para o trânsito.

Outras iniciativas que vêm dando certo e melhorando a vida das pessoas são os investimentos em geração de energia sustentável, como a solar e a eólica, e o fornecimento gratuito de sinal de internet wi-fi.

Criatividade

Quando aliada à criatividade, a inovação resulta em soluções simples e de baixo custo. Foi com esse objetivo, que o laboratório de fabricação digital, o Fab Lab aportou no Recife há 6 anos.

A equipe é formada por profissionais de diversas áreas que buscam soluções criativas para melhorar a vida da população. E a tecnologia é uma grande aliada dessa turma.

"A gente identifica os problemas das cidades ou das casas das pessoas e usamos essas máquinas para desenvolver artefatos de produtos, coisas que resolvam esses problemas", afirma o GEO do Fab Lab do Recife, Edgar Andrade.

Veja o que pode e o que não pode no dia das eleições

Soluções criativas

Locais como o Fab Lab, que está embarcado no Porto Digital, no bairro do Recife, são capazes de trazer inovação e pensar soluções criativas para os vários problemas urbanos.

É preciso que o gestor metropolitano esteja atento a iniciativas como esta para que as cidades sejam beneficiadas por soluções criativas e integradas.

Porto Digital

O porto digital foi implantando há 20 anos no centro comercial antigo do Recife.

Um lugar histórico, que tinha vários imóveis tombados, mas sem uso e que ganhou vida novamente com a instalação das empresas de tecnologia. Hoje, Recife é referência mundial na área.

"Nós tínhamos a consciência de que só podíamos fazer isso numa articulação público-privada", diz o diretor do Porto Marinho, Cláudio Marinho.

"Essa articulação nos trouxe a termos hoje o melhor arranjo produtivo e inovador, o ecossistema de inovação do Brasil numa área urbana", ressalta ele.

Perfil dos futuros gestores das cidades da Região Metropolitana do Recife

O perfil do gestor vai ditar o rumo da cidade. E para que uma região inteira se desenvolva de forma harmônica, a inovação pode ser uma grande aliada nessa jornada.

Debate TV Jornal

O debate da TV Jornal está marcado para o dia 10 de novembro e terá cobertura de todos os veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

A mediação do debate vai ficar por conta do apresentador do TV Jornal Meio-Dia, Leandro Oliveira.

A ordem e o posicionamento dos candidatos foram definidos, por meio de sorteio, em reunião virtual com representantes de cada candidato.

O debate será dividido em três blocos e vai priorizar o confronto direto entre os candidatos.

Protocolos de segurança

As eleições em 2020 para o primeiro turno serão no dia 15 de novembro. Nos locais onde houver segundo turno, a data é 29 de novembro.

O tempo da votação foi ampliado em uma hora, neste ano. As seções ficarão abertas das 7h às 17h. Das 7h às 10h será mantido um horário preferencial para que pessoas com mais de 60 anos possam votar.

Nas eleições passadas. a votação começava às 8h e terminava às 17h.

+VÍDEOS