FOLIÃO

Olinda monta esquema especial para início das prévias de Carnaval

Ensaios dos blocos de Carnaval em Olinda começam já neste sábado (7)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 07/09/2019 às 13:19
Foto / JC Imagem
FOTO: Foto / JC Imagem

A Prefeitura de Olinda montou um esquema especial para a operação “Sítio Histórico Seguro” para o início das prévias do Carnaval 2020. No total, serão montados seis pontos de bloqueios pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, mas cada fim de semana, dependendo da programação cultural, alguns funcionarão e outros estarão liberados.

Neste sábado (07), as interdições tiveram início às 13h e vão até às 21h, para o desfile de Pitombeira dos Quatro Cantos. Quem passar pelo local deve ficar atento a alguns bloqueios parciais referentes ao ponto 03 (do mapa) com ruas da Cidade Alta. São elas: Rua 27 de Janeiro (Praça da Prefeitura), Praça de São Pedro (esquina com Kasbar) e Rua 7 de Setembro (atrás da Igreja de São Pedro).

Já no domingo, serão bloqueados os trechos 01, 02, 04 e 05 (mapa) das 14h às 22h, são eles: Avenida Liberdade/ Rua do Bonfim (Focca), Rua Bispo Coutinho/ Ladeira da Sé (Igreja da Sé), Rua 10 de Novembro/27 de Janeiro (Praça da Prefeitura), Rua Bispo Coutinho/Ladeira da Misericórdia (Academia), Rua do Sol/Avenida Liberdade (Praça do Carmo) e Rua 13 de Maio/Rua Henrique Dias.

A “Operação Sítio Histórico Seguro” é organizada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Planejamento Urbano; Saúde; Patrimônio, Cultura e Turismo; Transportes e Trânsito; Segurança Urbana e a Executiva de Controle Urbano. Além disso, a segurança será reforçada com a Guarda Municipal e a Polícia Militar com efetivo da Ciatur.

A ação em conjunto tem objetivo de fiscalizar irregularidades como o trabalho infantil, alimentos fora da validade. Além disso, haverá Ponto de Recebimento de Crianças e Adolescentes encontrados em situação de risco ou vulnerabilidade (Grupo Escolar Duarte Coelho – Rua Bonfim, 315 – Carmo), delimitação de área específica para ambulantes cadastrados, proibição de utilização de recipientes de vidro, fiscalização do comércio de porta e janela, manutenção nas vias, podas de árvores, melhoria da iluminação com utilização de refletores, disponibilização de banheiros químicos, coleta de lixo, ente outros.

PROGRAMAÇÃO

Sábado:

Bloco da Pitombeira - Rua 27 de Janeiro, no Carmo

Domingo:

Projeto Domingo na Sé, no Alto da Sé

Bateria Cabulosa - Ribeira
Macaracatu Batadoni - Praça do Carmo
Bateria Sol Delas - Praça do Carmo
Maracatu Congobloco - Casarão Herman Lundgren
Fábrica do Samba- Em frente à Prefeitura
Sambadeiras - Centro Luiz Freire