Natureza

Erupção de vulcão pode provocar tsunami que atinja estados brasileiros como Bahia e Pernambuco? Especialista responde

Alerta amarelo de possibilidade de erupção de vulcão na África preocupa internautas

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 16/09/2021 às 10:58
Reprodução
FOTO: Reprodução

A informação de que um vulcão localizado na costa da África pode entrar em erupção e causar um tsunami que atinja o Nordeste do Brasil se espalhou rapidamente entre internautas na manhã desta quinta-feira (16). De fato, autoridades espanholas emitiram o alerta de que o Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, pertinho do Marrocos, pode cuspir fogo em breve. Mas a pergunta que fica é: será que uma erupção a tantos quilômetros de distância pode mesmo causar estragos significativos no nosso país?

>> Brasil tem tecnologia para identificar tsunami? Daria tempo de pessoas buscarem abrigo? Veja o que diz especialista

>>>Vulcão da África pode realmente causar Tsunami em Salvador? Entenda

Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, pede cautela. Em entrevista ao UOL, o professor explicou que, de fato, há a possibilidade de que uma erupção deste vulcão cause um tsunami, mas as chances de que as ondas cheguem com muita intensidade ao Nordeste brasileiro são pequenas.

Em primeiro lugar, é necessário explicar que o que existe até o momento é um alerta amarelo para a possibilidade de erupção. Esse, no entanto, não é o nível de alerta mais preciso, que confirme com certeza que o evento vai acontecer. "Ele [o vulcão] não estava dando sinais de erupção [há décadas], mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima", disse o professor.

Em segundo lugar, não é qualquer tipo de erupção do vulcão que pode causar o temido tsunami. De acordo com o especialista ouvido pelo UOL, a erupção precisaria ser do tipo explosiva. "Existem diversos estudos já publicados sobre essa possibilidade de tsunami. É uma hipótese real, e ela aconteceria caso houvesse uma erupção explosiva", explicou Carlos Teixeira. Além da erupção explosiva, existem outros dois tipos de explosão: efusiva e mista. O que diferencia as erupções é a intensidade e proporção de lava e rochas que elas emitem. A explosiva é a mais intensa das três.

Calma!

Além disso, a distância entre a ilha de La Palma e o Nordeste brasileiro é outro ponto a ser observado. No total, são 4.462 km de distância entre o vulcão e a cidade de São Luís, no Maranhão. "Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva; se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor", esclarece o pesquisador.