QUAIS OS SINTOMAS DE GORDURA NO FÍGADO? Conheça 4 remédios caseiros que ajudam a baixar a gordura no fígado
A gordura no fígado pode apresentar alguns sintomas; veja agora quais são
A gordura no fígado, também chamada de esteatose hepática, é uma condição médica em que o fígado se torna também um depósito de gordura, causando uma série de problemas no bom funcionamento desse órgão, chegando a resultar em complicações como a cirrose e o câncer de fígado.
Pode ser considerado até mesmo comum ter um pouco de gordura no fígado, mas quando há um excesso o fígado do paciente fica muito comprometido por depósitos de gordura e é preciso iniciar um tratamento para esteatose hepática.
Quais são os sintomas da gordura no fígado?
Nem sempre o paciente com gordura no fígado vai apresentar sintomas. Nos quadros em que a gordura no fígado não está em altos níveis, ele provavelmente nem apresentará sinais da condição.
Apesar disso, ainda há alguns sinais apresentados pela gordura no fígado e são eles: dor no abdômen, barriga inchada, aumento do tamanho do fígado, dor de cabeça constante, cansaço, fraqueza e perda de apetite.
Nos casos mais graves, o paciente com gordura no fígado pode apresentar icterícia, inchaço nas pernas e pés e hemorragias.
Remédios caseiros para gordura no fígado
Chá verde
Alguns estudos mostram que o chá verde possui compostos fenólicos na sua composição que tem propriedades antioxidantes, ajudando a diminuir a gordura no fígado.
Modo de preparo
Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar ou retirar o sachê e beber em seguida. Este chá pode ser consumido de 3 a 4 xícaras ao dia, ou conforme orientação médica.
Chá de alho com limão
O alho é conhecido por possuir alicina na sua composição que tem ação antioxidante e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e de triglicerídeos, reduzindo assim o risco de acumular a gordura no fígado.
Modo de preparo
Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o suco de limão e o mel. Retirar o alho e servir a seguir.
Chá de manjericão com alecrim
O chá de manjericão com alecrim é rico em ácido ursólico e ácido carnósico que têm propriedades antioxidantes, anti-flamatórias e anti-adipogênicos, reduzindo o acúmulo de gordura no fígado.
Modo de preparo
Adicionar as folhas de manjericão e o alecrim na água fervente. Tampar e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia.
Suco de melão e hortelã
A hortelã é uma planta medicinal muito utilizada para vários problemas, mas que é excelente para tratar problemas digestivos. o suco de melão com hortelã é conhecido por ser ótimo para ajudar a baixar gordura no fígado.
Modo de preparo
Bater os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Se necessário, adicionar um pouco de água ou gelo. Beber o suco assim que preparar.