VÍRUS EPSTEIN-BARR: O que é Epstein-Barr? Entenda diagnóstico de Anitta

A cantora brasileira acabou revelando ter o vírus que pode causar a doença do beijo e outras condições autoimunes; entenda agora

No último sábado (03/12), a cantora Anitta acabou revelando publicamente que foi diagnosticada há dois meses com o vírus Epstein-Bar (EBV), mais conhecido como o patógeno responsável pela mononucleose.

A cantora brasileira se pronunciou sobre o assunto através do lançamento do documentário "Eu", produzido por ela, sobre a vida da atriz e diretora Ludmila Dayer.

O que é Epstein-Barr?

De acordo com informações compartilhadas pelo portal "Metrópoles", o Epstein-Barr (EBV) é um vírus comum, da família do herpes vírus, responsável pela mononucleose - muito conhecida como "a doença do beijo".

O Epstein-Barr também é relacionado ao aumento do risco de desenvolvimento de outras doenças, como a esclerose múltipla (EM), lupus ertematoso sistêmico (LES) e diabetes do tipo 1.

Muitos cientistas acreditam que até 95% da população adulta já teve contato com o Epstein-Barr em algum momento da vida.

É muito importante saber que esse vírus se torna muito comum entre os 15 e 30 anos de idade.

O EBV é transmitido principalmente pela saliva, mas a infecção também pode ocorrer pelo contato com objetos contaminados ou transfusões de sangue.

Os sintomas mais comuns são:

Febre

Fadiga e cansaço

Inflamação de garganta e inchaço dos linfonodos

Placas esbranquiçadas na boca

Dor de cabeça

Náuseas e vômitos

Tratamento

A mononucleose não tem cura. O tratamento deve ser realizado para o alívio dos sintomas apresentados, com medicamentos que diminuam a tosse, febre e dor de garganta, por exemplo.

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories