O que a diabete gestacional causa no feto? Quem tem diabetes gestacional tem GRAVIDEZ DE RISCO? Entenda riscos da DIABETES GESTACIONAL

Gerar uma vida pode ocasionar muitas mudanças, sejam elas físicas, hormonais, emocionais ou psicológicas. Pois, a gravidez dá origem a uma nova vida.

Sendo assim, é comum que as pessoas fiquem preocupadas em ter uma gestação saudável ou tranquila. Por isso, muitos se perguntam sobre a diabetes gestacional. Confira mais a seguir.

O que a diabete gestacional causa no feto?

O diabetes mellitus gestacional (DMG), ou como é conhecido diabetes gestacional, é caracterizado por um estado de resistência à insulina na gravidez.

Segundo um estudo divulgado na Revista da Associação Médica Brasileira, o quadro de hiperglicemia neste tipo de diabetes normalmente está ligado à produção de hormônios como o lactogênio placentário (produzido pela placenta).

Como o cortisol, estrógeno, progesterona e prolactina, que podem prejudicar a absorção de insulina. Quando isso ocorre, o risco de diabetes gestacional aumenta.

Quem tem diabetes gestacional tem GRAVIDEZ DE RISCO?

A diabete gestacional pode prejudicar na hora do parto, segundo o Blog da Sami, aumentando os riscos do parto prematuro , além dos riscos de pré-eclâmpsia (aumento da pressão arterial durante a gestação).

Além disso, o bebê pode ter excesso de peso (feto macrossômico). Assim, a mãe e o bebê correm risco.

De acordo com o Blogo da Sami, o tratamento da diabetes gestacional está ligado a controlar a glicemia e/ou aumentar a presença de insulina no organismo.

DIETA PARA DIABETES GESTACIONAL

Segundo o Guia da gestante com diabetes gestacional, é necessário seguir uma alimentação composta por porções diárias de verduras e legumes (principalmente os de raízes).

Além de frutas, óleos ou gorduras do bem, carboidratos, feijões, leite ou derivados, oleaginosas e carnes ou ovos. Também é essencial praticar exercícios físicos.

As atividades mais recomendadas para gestantes são caminhada, hidroginástica, natação, pilates e yoga. Podendo ser praticadas, pelo menos, 30 minutos, e de quatro a cinco vezes por semana.

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de diabetes gestacional, procure um médico para investigação e início de tratamento.

SINTOMAS DE PRESSÃO ALTA NA GRAVIDEZ: Conheça os sintomas de pressão alta na gravidez e fatores de risco

Ler mais

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories