CHÁ DE ERVA DOCE É BOM PARA QUÊ? Bebida ALIVIA GASES e CÓLICAS; saiba como preparar
Essa planta medicinal possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.
A erva-doce é uma planta muito utilizada na medicina natural por sua riqueza em flavonoides, ácidos málicos e cafeicos, compostos bioativos com propriedades digestivas, laxativas e espasmolíticas.
Por isso, a erva-doce é indicada para aliviar gases, náuseas, prisão de ventre e cólicas. Além disso, suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias aliviam a dor de cabeça.
A parte mais usada da erva-doce são as sementes, elas têm um sabor bem adocidado e são encontradas em mercados, feiras e lojas de produtos naturais.
Veja detalhes sobre os benéficos do chá de erva-doce:
1. Melhora da digestão
O ácido málico, composto bioativo que diminui a acidez do estômago, está presente na erva-doce e melhora a digestão, combate náuseas e úlceras gástricas.
2. Alívio da dor de cabeça
O óleo essencial da erva-doce possui estragol, eugenol e linalol. Esses compostos possuem propriedades analgésicas e aliviam dores de cabeça e enxaquecas.
3. Fortalecimento da imunidade
Os compostos eugenol e linalol presentes na erva-doce fortalecem o sistema imunológico combatendo bactérias, fungos e vírus. Por isso, esse chá é bom para tratar tosse, gripe e garganta inflamada.
4. Auxílio no tratamento de convulsões
Os falovonoides, ácido málico e cafeico, estão presentes na erva-doce. Eles são antioxidantes e anti-inflamatórios. Por isso, esse chá também ajuda a tratar convulsões.
5. Combate da prisão de ventre
A erva-doce contém anetol, um composto bioativo que combate a prisão de ventre, pois melhora os movimentos naturais do intestino.
6. Alívio dos sintomas da menopausa
O anetol e os flavonoides presentes na erva-doce possuem efeitos estrogênicos que ajudam a aliviar os sintomas da menopausa.
7. Prevenção de doenças do coração
A cumarina, osflavonoides e o ácido málico presentes na erva-doce possuem propriedades antioxidantes, anticoagulantes e anti-inflamatórias que melhoram a circulação do sangue e evitam coágulos.
Como preparar o chá de erva doce?
Ingredientes:
1 colher de café de sementes de erva-doce seca;
1 xícara de água.
15/ Modo de preparo
Esmague ou pique as sementes de erva-doce. Ferva água e a transfira para uma xícara. Acrescente as sementes de erva-doce. Tampe a xícara e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba.