SAIBA O QUE É ADENOMA DA PARATIREOIDE

O adenoma é um tipo de tumor benigno que pode se desenvolver em glândulas em todo o corpo. Podendo surgir na paratireoide.

O QUE SÃO PARATIREOIDES?

São um grupo de quatro glândulas localizadas atrás da tireoide. Tem como função controlar a quantidade de cálcio no sangue por meio da produção de um hormônio chamado paratormônio (PTH).

Quando os níveis de cálcio estão baixos, o hormônio é evacuado para aumentar a sua absorção nos rins e a retirada dos ossos.

Quando os níveis voltam ao normal, a glândula para de secretar o hormônio.

Quando ocorre uma produção excessiva de PTH, os níveis de cálcio no sangue aumentam, causando uma condição chamada hipercalcemia.

Segundo o Hospital A.C Camargo, referência no tratamento do câncer em São Paulo, em 85% dos casos, esse quadro chamado hiperparatireoidismo é causado por tumores benignos (adenomas).

Ou por hiperplasia (crescimento anormal, mas benigno da glândula). Em 1% dos casos, é resultado de um câncer raro, o carcinoma de paratireoide.

Sem realizar tratamento, tanto as doenças benignas quanto o câncer podem causar osteoporose, fraturas e cálculos renais.

Essas doenças atingem de forma igual homens e mulheres, geralmente acima dos 30 anos e, costuma ser descoberto através de exames de sangue.

QUAIS OS SINTOMAS DO ADENOMA DA PARATIREOIDE?

Os sintomas variam entre fadiga, dificuldade de concentração, constipação, perda de memória e sonolência são alguns dos sintomas deste tumor benigno.

Eles estão relacionados ao aumento dos níveis do cálcio no organismo, devido ao hiperparatireoidismo.

Segundo o médico oncologista Rafael De Cicco, "Os primeiros sinais que os pacientes geralmente percebem são fadiga, constipação, dificuldade de concentração...

perda de memória, sonolência, podendo evoluir para perda de apetite, fraqueza muscular, dores abdominais, emagrecimento, náusea e vômito, arritmia cardíaca e depressão."

O especialista destaca que tumores malignos também podem afetar a paratireoide e produzir os mesmo sintomas.

Sendo imprescindível buscar ajuda médica nos primeiros sinais. Pois somente após a realização da biópsia é que o médico terá a confirmação se está lidando com um tumor benigno ou maligno. *Com informações de CNN Brasil

ATENÇÃO:

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Para os casos de Adenoma da paratireoide, procure um médico para investigação e início de tratamento.

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories