CHÁ DE HIBISCO É BOM PARA QUÊ? Conheça 7 benefícios do CHÁ DE HIBISCO e saiba COMO FAZER o CHÁ DE HIBISCO

Planta medicinal de nome científico 'Hibiscus sabdariffa', rica em antocianinas, um composto com grande potencial antioxidante, o hibisco pode ser um grande aliado à saúde.

PROPRIEDADES DO HIBISCO

O Hibisco também é rica em flavonoides, vitamina C e ácidos orgânicos com vários benefícios à saúde, como auxílio no controle da pressão arterial, por exemplo.

ONDE ENCONTRAR HIBISCO?

Podendo ser encontrada em supermercado e lojas de produtos naturais, o hibisco pode ser consumido na forma de chá e cápsulas.

CHÁ DE HIBISCO PARA QUE SERVE?

Muitas pessoas costumam tomar o chá de hibisco. Vamos elencar a seguir os 7 principais benefícios do chá de hibisco e como fazer o chá de hibisco. Veja a seguir.

1º Auxilia na saúde do fígado:

O hibisco poderia coibir a produção de ácidos graxos no fígado, o que pode representar melhora do funcionamento do fígado, promovendo a prevenção do fígado gordo.

2º Previne o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças crônicas:

Devido sua propriedade antioxidante por ser rico em polifenóis, o hibisco age coibindo o estresse oxidativo e com isso, evitam a formação dos radicais livres, bem como o dano que estes podem causar às células do organismo.

3º Prevenção as infecções urinárias:

O hibisco tem qualidades antimicrobianas e, segundo alguns estudos, é capaz de auxiliar no combate das bactérias Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae, associados a infecções urinárias.

Além de possuir propriedades diuréticas, auxiliando a aumentar a quantidade de urina produzida, o que favorece a eliminação dessas bactérias.

4º Ajuda na perda de peso:

O consumo regular do hibisco poderia favorecer a perda de peso, devido aos flavonoides, antocianinas e outros compostos fenólicos presentes, prevenindo à obesidade.

5º Redução da pressão arterial:

O hibisco poderia auxiliar na prevenção e no controle da hipertensão arterial leve e moderada, pois favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos.

6º Auxilia na saúde do coração:

O hibisco também poderia auxíliar a diminuir o colesterol "mau", o LDL, e os triglicerídeos, além de promover o aumento do colesterol "bom", o HDL, o que melhora à saúde do coração.

7º Diminuição do açúcar no sangue:

O hibico é capaz de coibir a atividade de algumas enzimas pancreática e intestinais que são responsáveis pela digestão dos carboidratos, sendo assim agiria evitando

picos de glicemia e uma excreção excessiva de insulina. Então, o hibisco poderia ajudar a regular o açúcar no sangue.

INGREDIENTES CHÁ DE HIBISCO

Para fazer chá de hibisco é necessário os seguintes ingredientes: 1 colher de sopa de flores de hibisco desidratadas em 400 mL de água.

COMO FAZER CHÁ DE HIBISCO?

Deve-se ferver as flores na àgua e deixar cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber morno pelo menos 3 vezes ao dia.

ATENÇÃO:

Observe as contraindicações do hibisco e seus possíveis efeitos colaterais e procure ajuda de um profissional médico para saber o consumo adequado.

*Com informações da nutricionista Tatiana Zanin, do site Tua Saúde. Esta matéria não substitui um diagnóstico médico nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde.

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories