Dia Mundial do Cuscuz

19 de março é o Dia Mundial do Cuscuz. Mas você sabe como surgiu o amarelinho mais famoso do Nordeste? Conheça a história do cuscuz.

Origem do cuscuz

Foi durante o século XIII que o primeiro registro escrito sobre cuscuz foi feito no Livro de Culinária do Magrebe e Andaluzia, de autor desconhecido.

O cuscuz surgiu na África

Originalmente feito com sêmola de cereais, com o trigo sendo o mais popular, o cuscuz surgiu através dos berberes, povos originários do norte do continente africano.

Quem comia cuscuz?

Fácil de preparar e com um bom rendimento, o cuscuz era uma comida destinada aos pobres, escravos e também aos bandeirantes.

De onde veio o nome cuscuz?

O nome "couscous" é a versão em francês de "k’seksu", palavra criada pelos colonizadores na Argélia. Em berbere, "k’seksu" é uma referência ao som do vapor na cuscuzeira durante o cozimento. No Brasil, couscous foi abrasileirado para cuscuz.

Cuscuz no Brasil

Assim como muitos outros pratos da culinária brasileira, quem introduziu essa iguaria ao nosso cardápio foram os colonizadores portugueses, em meados do século XVI.

O cuscuz chegou pelos portugueses

Os colonizadores trouxeram o cuscuz para o Brasil porque Portugal já consumia, naquela época, o prato originado pelos povos africanos.

Ingredientes

A receita original feita de trigo e sêmola foi rapidamente abrasileirada e passou a contar com ingredientes mais comuns no país.

Farinha de milho

Como o milho era um produto nativo do Brasil, existia em abundância e resistia a qualquer tipo de variação climática, a farinha de milho flocada se tornou o principal ingrediente do cuscuz no Nordeste.

Cuscuz é bom de qualquer jeito

Além de ser uma comida de alto valor nutricional, o cuscuz ainda pode ser acompanhado por ovos, charque (ou carne seca), queijo, carne de sol, frango, manteiga, entre outros.

Cuscuz Gigante

Para celebrar o Dia Mundial do Cuscuz, a TV Jornal promove no próximo domingo, 19 de março, a partir das 15h, o Cuscuz Gigante.

Ler mais

Cuscuz Gigante chega a Jaboatão

Já tradicional no Alto do Moura, em Caruaru, o evento vai acontecer pela primeira vez no Parque da Cidade, em Jaboatão dos Guararapes.

Tem cuscuz pra todo mundo

Serão servidos mais de 600 kg de cuscuz Vitamilho para o público que for conferir a cuscuzeira gigante montada no Parque da Cidade.

Festa para celebrar

Além de provar o cuscuz, a população poderá participar de brincadeiras, concorrer a brindes da TV Jornal e ainda arrastar o pé com Deivinho Sanfoneiro.

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories