No Brasil, mais de 18 milhões de pessoas sofrem com transtorno de ansiedade. O país tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ficar ansioso ocasionalmente é normal. Todo indivíduo experimenta se sente ansioso diante de algumas situações. Contudo, quando os episódios se repetem e incluem crises de ataques de pânico, podem comprometer a saúde emocional e física. Veja algumas maneiras de controlar a ansiedade:

COMO CONTROLAR OS SINTOMAS DE ANSIEDADE

Ter o controle da ansiedade representa um desafio, mas existem estratégias a serem adotadas no dia a dia que podem te ajudar.

1. Respiração

A respiração contribui para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo (SNA) e diminuir os sintomas da ansiedade. Concentre a sua atenção no movimento respiratório, enquanto inspira o ar pelo nariz e expira pela boca, de forma lenta e contínua.

2. Praticar meditação

A meditação é uma prática eficiente para reduzir o estresse e fortalecer o sistema imunológico. De acordo com neurocientistas, o método é capaz de estimular a área responsável pelo sentimento de felicidade.

3. Exercícios físicos

Além de proporcionar benefícios ao corpo, as atividades físicas ajudam a liberar hormônios que promovem a sensação de bem-estar e felicidade. A serotonina, em especial, está ligada à estabilidade emocional e à regulação do ritmo cardíaco, inibindo as crises de ansiedade.

4. Evite substâncias estimulantes

A cafeína, a nicotina e o chocolate, por exemplo, são substâncias que podem proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento do quadro ansioso, pois são conhecidas por estimular o organismo.

5. Manter uma alimentação saudável

A alimentação equilibrada é essencial para manter o cérebro saudável e a se defender da ansiedade, estresse, depressão e até mesmo de outros transtornos de humor.

6. Higiene do sono

Uma boa noite de sono é fundamental para um organismo saudável. A higiene do sono envolve se desconectar das telas, como celulares e televisão, momentos antes de dormir.

7. Organização

Organizar as atividades do dia em uma lista de tarefas ajuda a vencer os desafios e a controlar os sintomas de ansiedade.

8. Terapia

A psicoterapia pode ajudar muito as pessoas que sofrem do transtorno de ansiedade, por ser um processo de tratamento colaborativo. Paciente e psicólogo irão trabalhar juntos para identificar os padrões de comportamento e pensamento que o impede de se sentir melhor. Sem o tratamento adequado, os sintomas tendem a piorar

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories