OS RISCOS DOS ANABOLIZANTES PARA FINS ESTÉTICOS

Conselho Federal de Medicina proibiu a prescrição de anabolizantes para fins estéticos (como ganho de massa muscular). A seguir, confira o que o uso indevido dos anabolizantes pode causar na sua saúde >>>

1. Problemas cardiovasculares (como hipertrofia cardíaca, hipertensão arterial e infarto agudo do miocárdio)

2. Doenças hepáticas (incluindo hepatite medicamentosa e insuficiência hepática aguda)

3. Depressão

4. Disfunção erétil

5. Diminuição da libido

7. Infertilidade

8. Aumento da agressividade

9. Dependência

10. AVC (Acidente vascular cerebral) e redução dos níveis do HDL (o colesterol bom).

CFM proibiu prescrição de anabolizantes para fins estéticos

O Conselho de Medicina proibiu que médicos prescrevam anabolizantes para fins estéticos. Em entrevista à Folha de São Paulo, o presidente do CFM, José Hiran Gallo, disse que os benefícios da utilização de anabolizantes para fins estéticos não superam os riscos. "Não existe dose mínima segura, como alguns usuários alegam. Por isso, estamos proibindo essa prática", disse Gallo.

De acordo com a CFM, não há estudos científicos suficientes que garantam segurança ou que calculem os riscos do uso desses hormônios.

Além de proibir a prescrição, o CFM também impede que médicos deem palestras ou participem de publicidade que estimule o uso dos anabolizantes para fins estéticos.

QUANDO O ANABOLIZANTE PODE SER USADO?

De acordo com o presidente do CFM, nos casos em que a literatura médica já autoriza, o uso de anabolizantes pode seguir normalmente. Em geral, esses hormônios são usados em casos de: hipogonadismo, puberdade tardia, micropênis neonatal e caquexia. Transgêneros também podem seguir usando, de acordo com indicação médica.

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories