Saiba o significado de continuar cansado mesmo depois de ter dormido

É comum que muita gente se queixe de dormir a quantidade ideal por noite - entre 6h e 9h - e, mesmo assim, acordar cansada.

Os mecanismos do nosso corpo estão ligados. Um problema em algum sistema corporal é capaz de afetar a memória, por exemplo, ou ainda uma deficiência nutricional que se manifesta com gripes frequentes. É comum o nosso corpo dar sinais de que algo não está bem.

É sempre importante estar atento ao estado geral de saúde para conseguir identificar essas possíveis interferências.

Veja a seguir os fatores que podem levar à sensação de não ter descansado após dormir.

Irregularidade no sono

Grande parte da população se queixa de problemas no sono, que costuma se apresentar com noites mal dormidas, episódios de insônia ou muita sonolência durante o dia. Mau humor e cansaço são as principais consequências, mas você também pode ter outras áreas da vida prejudicadas, inclusive a saúde. Se esse for o seu caso, um caminho pode ser investir em mudança de hábitos para dormir melhor.

Imunidade baixa

O sistema imunológico protege o corpo de infecções causadas por diversos micro-organismos. É um mecanismo que interliga todo o corpo e, quando está no nível mais baixo, pode se manifestar com a falta de disposição. Uma pesquisa da King's College London mostrou que o cansaço por longos períodos pode ter relação com as respostas imunes prejudicadas.

Sedentarismo

É comprovado que o sedentarismo prejudica a saúde do coração, ossos e outros sistemas corporais. Não praticar nenhuma atividade física pode te deixar com menos disposição para o dia a dia. Um estudo feito pela Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, mostrou que se manter ativo é capaz de aumentar os níveis de energia em 20% e reduzir a fadiga em até 65%. Se quer se sentir menos cansado, busque uma atividade física que combine com você.

Fadiga mental

A condição é causada quando há longos períodos de estímulo cognitivo e também é capaz de prejudicar o desempenho nas atividades habituais. Pesquisas evidenciam que a função cerebral é capaz de desencadear efeitos negativos na capacidade de resistência dos indivíduos, consequentemente impactando suas respostas físicas.

Deficiência de nutrientes

Deficiências de ferro, vitamina D e vitamina B12 estão associadas ao cansaço excessivo. A fadiga é um dos principais sintomas da anemia (que pode ser provocada pela falta de ferro e B12), por exemplo. Já a falta de vitamina D é capaz de diminuir a sua resistência óssea e muscular, deixando o seu corpo mais fraco e cansado.

Reveja a sua alimentação e, caso seja necessário, faça suplementação para elevar os níveis desses nutrientes.

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories