ORIGEM DO DIA DAS MÃES: Conheça a história por trás da ORIGEM DO DIA DAS MÃES

No próximo domingo (14) de maio, é comemorado em todo o Brasil e em alguns países, o Dia das Mães.

A data é utilizada pelos filhos e filhas para expressar amor, carinho e admiração por suas mães. Também é uma data repleta de saudade, àqueles que já perderam suas mães.

A data comemorativa é uma das mais importantes do calendário brasileiro e todos os anos, o Dia dos Mães é comemorado no segundo domingo de maio.

Você sabe qual a origem do Dia das Mães? Vamos entender um pouco como surgiu a data de homenagem as verdadeiras rainhas de nossas vidas.

ORIGEM DO DIA DAS MÃES

O Dia das Mães é uma celebração que se originou nos Estados Unidos, sendo fundada por Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis.

Ele foi criado por Anna como uma maneira de homenagear sua mãe, falecida em 1905. A criação oficial ocorreu em 1914, através do presidente norte-americano Woodrow Wilson.

Mesmo que instituida oficialmente nesta data nos EUA, a comemoração do Dia das Mães remonta à Antiguidade.

Historiadores contam que festivais e celebrações aconteciam como homenagem às figuras maternas já nesta época.

Vida de Ann Jarvis

O Dia das Mães, como citado, originou no início do século XX, e sua criação foi uma homenagem a Ann Jarvis.

Essa norte-americana era uma ativista que dedicou sua vida a obras de caridade.Quando ela faleceu, em 9 de maio, o luto de sua filha foi consideravelmente doloroso.

Tempos depois, Anna Jarvis resolveu idealizar uma data para homenagear sua mãe. E daí, nascia a ideia que deu origem ao Dia das Mães.

Historiadores também consideram outras ações como precursoras para a origem do DIa das Mães.

como por exemplo, uma mulher chamada Julia Ward Howe, que tentou, em 1872, criar o Mother’s Day for Peace (Dia das Mães pela Paz), mas a ideia não vingou.

Prosperando a proposta de Anna Jarvis para a criação do Dia das Mães idealizada em 1907 e colocada em prática anos depois.

ORIGEM DIA DAS MÃES NO BRASIL

No Brasil, o Dia das Mães passou a ser comemorado oficialmente em 1932, pelo decreto instituído pelo presidente Getúlio Vargas.

Sendo resultado dos esforços realizados pelo movimento feminista brasileiro.Aqui adotou-se o modelo norte-americano, com a celebração sendo feita sempre no segundo domingo de maio.

Mas, em outros países são comemorados em datas distintas, por exemplo: Eslovênia (25 de março), México (10 de maio), Argentina (terceiro domingo de outubro e Rússia, último domingo de novembro)

*Com informações de mundoeducacao.uol.com.br

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories