RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA POR PIX: saiba como receber

A restituição do imposto de renda 2023 está próxima de começar com o primeiro lote liberado pela Receita Federal a partir do dia 31/05.

O que muitos não sabem é que parte dos contribuintes que optaram por receber a restituição por PIX terá prioridade na fila de pagamento.

Muitos contribuintes recebem a restituição do imposto com atraso devido a erro na digitação da agência bancária, conta corrente ou fechamento de conta e mudança de banco.

Por essa causa, um dos metódos testados na restituição do IR em 2022 foi a devolução através do PIX.

O pagamento da restituição por PIX começou em 2022, como uma espécie de projeto piloto.

Segundo o Leão, o teste realizado em 2022 teve um grande êxito, e por isso, a Receita resolveu incentivar o contribuinte com uma mudança na fila de restituição, que agora fica assim:

Recebem em primeiro lugar quem optou por receber por PIX;

Em segundo, as que têm o magistério como maior fonte de renda;

Em terceiro, pessoas com alguma deficiência ou doença grave;

Em seguida, os contribuintes a partir dos 60; continuando em primeiro lugar os idosos com 80 anos ou mais.

Após essa lista de prioridades, a fila continua com os demais contribuintes, segundo os lotes definidos pela Receita Federal.

Importante:

A Receita Federal só aceita como chave PIX o CPF, e por um motivo bem simples: o primeiro dado que se pede no ato da declaração é o CPF.

A Receita esclarece que o recebimento de restituição por PIX é seguro. O sistema do site oficial é criptografado, codificado e testado à exaustão.

ATENÇÃO:

O contribuinte deve ficar atento ao seguinte: a Receita nunca entra em contato por mensagens eletrônicas. Se a comunicação for precisa, é sempre feita por carta, pelos Correios.

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories