CHÁ DE CÚRCUMA É BOM PARA QUÊ? Conheça 5 benefícios do CHÁ DE CÚRCUMA e veja COMO FAZER
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma planta com raízes de coloração laranja com ações que trazem diversos benefícios à saúde.
A cúrcuma é rica em propriedades com ação antioxidante e anti-inflamatória que auxilia a reduzir o colesterol, prevenir a diabetes e aliviar as dores, por exemplo.
ONDE ENCONTRAR A CÚRCUMA?
A cúrcuma pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, supermercados e em algumas feiras livres.
Vamos elencar a seguir quais os 5 principais benefícios da cúrcuma e mostrar como fazer o chá.
1º Reduzir o colesterol ruim:
Rica em propriedades antioxidantes, a cúrcuma auxilia a reduzir os níveis de colesterol "ruim", o LDL, e os triglicerídeos no sangue, o que previne doenças do coração.
2º Prevenção de doenças neurodegenerativas:
A cúrcuma contém uma boa ação antioxidante e anti-inflamatória que auxilia a melhorar a capacidade cognitiva, o que previne doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson ou demência.
3º Controle da diabetes:
A cúrcuma melhora as funções das células do pâncreas, o que auxilia a diminuir os níveis de glicose no sangue. Por isso, a cúrcuma é uma boa opção a quem tem resistência à insulina ou diabetes.
4º Auxiliar na prevenção do câncer:
A cúrcuma contém compostos com ação antioxidantes e anti-inflamatórias, auxiliando a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer como de cólon e mama.
5º Tratamento de problemas intestinais:
Devido agir reduzindo as inflamações e aliviando os sintomas, a cúrcuma pode ajudar a tratar problemas intestinais, como diarreia e doenças inflamatórias intestinais.
INGREDIENTES DO CHÁ DE CÚRCUMA:
Para preparar chá de cúrcuma é preciso os seguintes ingredientes: 1 colher de chá de cúrcuma em pó e 150 ml de água.
COMO FAZER CHÁ DE CÚRCUMA?
Deve-se adicionar 1 colher de chá de cúrcuma em pó em 150 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois tomar morno até 3 xícaras por dia entre as refeições.
ATENÇÃO:
Antes de tomar qualquer tipo de chá, é recomendável buscar orientação de um profissional adequado.
Também deve ser observada as contraindicações.
*Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. *Com informações de Tua Saúde