CÚRCUMA FAZ MAL PARA OS RINS? Confira 5 benefícios e malefícios da cúrcuma e saiba como fazer CHÁ DE CÚRCUMA
O QUE É CÚRCUMA?
A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é uma especiaria provinda da planta Curcuma longa, pertencente à família do gengibre.
CÚRCUMA E AÇAFRÃO SÃO A MESMA COISA?
Mesmo que a cúrcuma seja costumeiramente confundida com o açafrão, na verdade, o açafrão é uma especiaria mais cara, originada de outra planta.
A planta que dá origem à cúrcuma é nativa da Ásia, mas também pode ser encontrada no solo brasileiro. Essa especiaria é muito utilizada na culinária e possui efeitos medicinais.
PROPRIEDADES DA CÚRCUMA
A cúrcuma tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ser rica em potássio, ferro, vitamina C e vitamina B6.
BENEFÍCIOS DA CÚRCUMA PARA A SAÚDE
Estudos indicam que a curcumina, um composto ativo presente na cúrcuma, pode diminuir o risco de câncer.
Confira a seguir outros benefícios da cúrcuma para a saúde!
Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e glicose
Combate a depressão
Melhora o processo digestivo
Contribui para a queima de calorias
COMO FAZER CHÁ DE CÚRCUMA?
Para preparar o chá, ferva uma xícara de água e adicione uma colher de chá de cúrcuma em pó. Deixe repousar por 5 minutos e tome até 3 xícaras por dia.
CONTRAINDICAÇÕES DO CHÁ DE CÚRCUMA
No entanto, o consumo do chá é contraindicado para gestantes, lactantes, pessoas alérgicas à curcumina ou aquelas que estão em tratamento com medicamentos antidepressivos, antibióticos e anticoagulantes. É importante consultar um profissional de saúde antes de consumir a bebida.
CÚRCUMA FAZ MAL PARA OS RINS?
Além disso, a cúrcuma possui oxalato, que em grandes doses, pode favorecer o aparecimento de cálculos renais em pessoas que possuem predisposição a esse quadro. Por isso, recomenda-se um equilíbrio no consumo.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de algum problema de saúde citado nesta matéria, procure um médico para investigação e início de tratamento.
CÂNCER NO INTESTINO: Quais os sintomas de CÂNCER DE INTESTINO? Veja 7 sinais de alerta e CUIDADOS para evitar a DOENÇA