LAPAROCELE, A DOENÇA DO PAPA FRANCISCO

Nos próximos stories, entenda o que é a LAPAROCELE, doença do Papa Francisco, que obriga religioso a se submeter a cirurgia >>>

A laparocele se trata de uma hérnia que surge sobre a cicatriz de uma cirurgia anterior. No caso do Papa Francisco, há dois anos, em 2021, o religioso foi submetido a um procedimento cirúrgico para tratar uma diverticulite, e teve parte do intestino grosso retirado pelo médicos.

Entre os sintomas, está uma obstrução intestinal, que causa fortes dores.

Em entrevista ao G1, a médica cirurgiã do aparelho digestivo Vanessa Prado explicou que a hérnia aperta as alças do intestino. Esse "estrangulamento" resulta em um tipo de "buraco" na região intestinal.

"E aí quando você faz mínimos esforços a alça intestinal pode entrar nesse buraco, ficar presa e não voltar para a cavidade abdominal [região que comporta além do intestino, o fígado, o estômago, entre outros órgãos], o que resulta na urgência cirúrgica", explicou a médica.

"E quando essa alça do intestino fica presa nessa hérnia, a gente chama de hérnia encarcerada, que aí não passa sangue, não passa fezes, e dá o quadro que a gente chama de suboclusão intestinal para o paciente", detalhou a especialista.

Segundo comunicado do Vaticano, Francisco sente dores e, por isso, a cirurgia foi decidida pelos médicos italianos.

O pontífice será submetido à cirurgia no Hospital Gemelli, famoso por ter uma ala exclusiva para os papas. Foi lá onde se tratou o Papa João Paulo II. O próprio Francisco também já foi hospitalizado na unidade de saúde romana.

O hospital ainda não divulgou o estado de saúde. O que se sabe é que Francisco será operado sob anestesia geral, de acordo com o portal IG.

A laparocele também pode surgir em função da idade avançada ou outros fatores, como obesidade e fraqueza nos músculos da parede abdominal.

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories