BENEFÍCIOS DA BETERRABA: conheça 5 BENEFÍCIOS DA BETERRABA PARA A SAÚDE

A beterraba é um vegetal conhecido por sua riqueza em vitamina A, betalaína, carotenoides e flavonoides, que são antioxidantes com diversas propriedades benéficas à saúde.

Que podem combater o excesso de radicais livres no organismo, o que previne danos às células saudáveis e auxilia na proteção contra o câncer e algumas doenças crônicas.

E ainda, a beterraba fornece boas quantidades de óxido nítrico para o organismo, uma substância que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos.

facilitando a circulação de sangue e auxiliando, dessa forma, a controlar a pressão arterial e melhorar o rendimento durante os treinos.

ONDE ENCONTRAR A BETERRABA?

A beterraba é pode ser encontrada em feiras livres e mercados, podendo ser usada na forma crua ou cozida, em preparações como saladas, sopas, sucos etc...

Veja a seguir quais são os 5 principais benefícios da beterraba para a saúde.

1º Fortalecimento do sistema imune:

A beterraba é rica em vitamina A e zinco, compostos que aumentam a produção das células de defesa do organismo, o que ajuda no fortalecimento da imunidade.

2º Mantém a saúde dos músculos:

Sendo rica em potássio e cálcio, a beterraba é importante para a manutenção de fibras musculares saudáveis, o que ajuda a mantér a saúde dos músculos.

3º Controle do colesterol e proteção ao coração:

A beterraba é boa para saúde do coração, devido a presença dos antioxidantes e fibras, principalmente celulose, que ajudam a reduzir da absorção de colesterol no intestino.

4º Redução a pressão arterial:

Devido conter nitratos que auxiliam a relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação sanguínea, a beterraba pode reduzir a pressão sanguínea.

5º Prevenção a problemas no fígado e nos pulmões:

Uma vez que evitam o dano oxidativo das células hepáticas, podendo ter benefício em caso de hepatite, câncer de fígado e para evitar o acúmulo de gordura no fígado.

Além disso, a beterraba poderia também ajudar a manter a saúde do cérebro.

Uma vez que melhora o fluxo de sangue no cérebro e diminui o risco de alteração cognitiva.

*Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. *Com informações de Tua Saúde

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories