Uma das doenças Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano é chamada de Sífilis. A doença tem diversos estágios e pode aparecer de formas diferente em cada pessoa

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação, podendo evoluir para aborto, graves sequelas ao recém-nascido até mesmo óbito.

Por isso, o acompanhamento da gestante durante o momento gestacional é de extrema importância, com o pré-natal e diagnósticos.

COMO PEGA SÍFILIS?

A sífilis é uma doença Infecção Sexualmente Transmissível (IST), ou seja, pega por relações sexuais sem camisinha.

PREVENÇÃO DA SÍFILIS: COMO FAZER?

Por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível, o uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina é a medida mais importante de prevenção da sífilis.

Além disso, é feito o diagnóstico precoce através da realização de Testes Rápido disponível em todas as Unidades de Saúde.

SINTOMAS E ETAPAS DA SÍFILIS

SÍFILIS PRIMÁRIA

Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio.

Lesão rica em bactérias

SÍFILIS SECUNDÁRIA

Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial.

Manchas no corpo (não coçam)

Pode ter febre, mal-estar e dor de cabeça

íngua no corpo

SÍFILIS LATENTE

Fase assintomática

É dividida em sífilis latente recente (menos de dois anos de infecção) e sífilis latente tardia (mais de dois anos de infecção).

SÍFILIS TERCIÁRIA

Pode surgir de dois até 40 anos depois da infecção; Apresenta lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories