QUAL O SINTOMA DA FEBRE MACULOSA? Saiba de ONDE VEM A FEBRE MACULOSA e COMO TRATAR

A febre maculosa virou assunto nos últimos dias devido aos casos recentes em ascensão no Brasil. Somente no Estado de São Paulo, três casos recentes chamaram a atenção.

No Brasil, no acumulado do ano, os casos de febre maculosa já somam 49, com seis óbitos registrados.

DE ONDE VEM A FEBRE MACULOSA?

A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato e causada por bactéria do gênero Rickettsia. No país, os principais vetores são carrapatos do gênero Amblyomma.

Neste mês de junho, três pessoas que estiveram em um evento na Fazenda Santa Margarida, em Campinas (SP), morreram com sintomas da doença.

Uma delas, uma mulher de 36 anos, teve o diagnóstico confirmado para a febre maculosa.

QUAL O SINTOMA DA FEBRE MACULOSA?

Veja a seguir quais os principais sintomas da febre maculosa se a febre maculosa é transmíssivel e como tratar a febre maculosa.

De acordo com o Ministério da Saúde, geralmente a doença se manifesta de forma repentina, com um conjunto de sintomas parecidos aos de outras infecções:

Os sintomas da febre maculosa, são: febre alta, dor na cabeça e no corpo, falta de apetite e desânimo.

Em seguida é comum surgirem pequenas manchas avermelhadas, que aumentam e ficam proeminentes.

O quadro se agrava com náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés.

Há também gangrena nos dedos e orelhas. E em casos gravíssimos, pode haver paralisia ,iniciando nas pernas e subindo até os pulmões, o que pode causar parada respiratória.

FEBRE MACULOSA É TRANSMÍSSIVEL?

A febre maculosa não é transmíssivel de pessoa para pessoa, mas sim entre o contato dos seres humanos com o carrapato hospedeiro.

COMO PREVENIR A FEBRE MACULOSA?

A prevenção da febre maculosa se baseia em impedir o contato com o carrapato. Ou seja, em locais que poderá ter exposição ao bicho, é preciso tomar algumas precauções.

Usar roupas claras para ajudar a identificar o bicho; utilizar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramados; evitar andar em locais com grama ou vegetação alta e usar repelentes.

Recomenda-se também a remoção - com uma pinça - se um carrapato for encontrado no corpo; não apertar ou esmagar o bicho e, depois retirá-lo inteiro.

Deve-se lavar a área da mordida com álcool ou sabão e água. Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de se contrair a doença.

COMO TRATAR A FEBRE MACULOSA?

De acordo com o Ministério da Saúde, a febre maculosa tem cura desde que o tratamento com antibióticos específicos seja administrado nos primeiros dois ou três dias da infecção.

O medicamento deve ser administrado assim que aparecerem os primeiros sintomas, mesmo sem o diagnóstico confirmado, já que ele pode demorar.

Atraso no diagnóstico e, consequentemente, do começo do tratamento pode provocar complicações graves, como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins, dos pulmões, das lesões vasculares e levar ao óbito.

Pelos sintomas ser confundido com o de outras doenças, é importante buscar auxílio médico para entender o seu real diagnóstico.

*Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. *Com informações de Agência Brasil

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories