Câncer de Pâncreas é silencioso!

Então, preste atenção nos sinais e saiba como se prevenir ou descobrir em estágio inicial >>>

O câncer de pâncreas, muitas vezes, não causa sintomas evidentes na fase inicial. Os sintomas geralmente só aparecem quando o câncer se espalha para outras partes do corpo.

Esses sintomas tardios podem incluir icterícia (pele amarelada), perda de peso inexplicável, dor abdominal e fadiga. No entanto, é importante descobrir antes. Veja como:

Antes, veja como se prevenir do câncer de pâncreas:

1. PARE DE FUMAR

O tabagismo é um fator de risco importante para o câncer de pâncreas. Parar de fumar ou evitar o tabagismo é uma das melhores maneiras de diminuir o risco.

2. MANTENHA UM PESO SAUDÁVEL

A obesidade está associada a um maior risco de desenvolver câncer de pâncreas. Mantenha uma dieta equilibrada e pratique atividades físicas regularmente para manter um peso saudável.

3. CUIDADO COM O ÁLCOOL

O consumo excessivo de álcool está associado a um maior risco de câncer de pâncreas. Se você optar por consumir álcool, faça-o com moderação, respeitando as diretrizes de consumo recomendadas.

4. CUIDE DA SAÚDE

Algumas condições de saúde, como pancreatite crônica, diabetes tipo 2 e história familiar de câncer de pâncreas, estão associadas a um maior risco. Se você tiver alguns desses fatores, converse com seu médico e tome medidas para gerenciar sua saúde.

5. CONSULTE UM MÉDICO REGULARMENTE

Esta é a principal dica: Exames de rotina podem ajudar a identificar precocemente qualquer problema no pâncreas. Discuta com seu médico sobre a possibilidade de realizar exames de rastreamento específico, especialmente se você tiver fatores de risco.

QUAIS EXAMES O MÉDICO PODE PASSAR PARA DESCOBRIR UM CÂNCER DE PÂNCREAS?

1. EXAMES DE SANGUE

Certos marcadores tumorais, como o antígeno CA 19-9, podem ser detectados em exames de sangue. Embora esses marcadores possam indicar a presença de câncer de pâncreas, eles não são específicos e podem ser elevados por outros motivos. Portanto, esses exames não são suficientes para um diagnóstico definitivo, mas podem ser úteis como parte de uma avaliação mais abrangente.

2. EXAMES DE IMAGEM

A tomografia computadorizada e a ressonância magnética podem ajudar a detectar anormalidades no pâncreas. Esses exames podem fornecer imagens específicas do órgão e ajudar a identificar alterações ou outras alterações suspeitas. A ultrassonografia também pode ser usada, mas pode ser menos sensível para a detecção precoce do câncer de pâncreas.

3. ENDOSCOPIA

A endoscopia digestiva alta pode ser utilizada para examinar o pâncreas e a área circundante. Durante o procedimento, um tubo flexível com uma câmera é inserido pela boca até o estômago e duodeno, permitindo a visualização direta do pâncreas e a coleta de amostra de tecido (biópsia) para análise laboratorial.

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories