FEBRE MACULOSA: Quais são os sintomas da febre maculosa? Saiba se há vacina e como é o tratamento da febre maculosa

A febre maculosa tem causado preocupação no Brasil desde o surgimento do atual surto em Campinas (SP), que já provocou diversas mortes. Diante disso, é importante se informar sobre as principais características da doença.

A primeira bactéria causa a versão mais grave da doença, conhecida como Febre Maculosa Brasileira e se manifesta especialmente no Paraná e em estados da Região Sudeste, como São Paulo. Já a segunda gera uma variedade menos grave, presente em locais com presença de Mata Atlântica, como Rio Grande do Sul e Bahia.

As bactérias transmissoras da febre maculosa costumam ser transmitidas pelos carrapatos como o A. sculptum, mas também podem estar presentes em outras espécies, como o carrapato presente em cachorros.

A doença é mais comum entre pessoas que vivem em áreas rurais, ou que têm contato com animais como cachorros, vacas e cavalos.

SINTOMAS DE FEBRE MACULOSA

Entre os principais sintomas estão: dor de cabeça forte; febre; dor constante nos músculos; vermelhidão na sola do pé e na palma da mão; náusea e vômito; diarreia; dor de barriga; paralisia nos membros, inicialmente nas pernas e que se alastra até os pulmões; e gangrena nas orelhas e dedos.

SINTOMAS DE FEBRE MACULOSA

Casos mais avançados podem causar o aparecimento de manchas no tornozelo, pulsos, mãos, braços e pé.

DIAGNÓSTICO DE FEBRE MACULOSA

O diagnóstico de febre maculosa pode ser complexo e demorado, por conta da similaridade dos sintomas com outras doenças, como dengue e malária, e é feito por exames de sangue.

DIAGNÓSTICO DE FEBRE MACULOSA

Para facilitar o diagnóstico, o médico pode perguntar se o paciente esteve em locais onde poderia ter tido contato com o carrapato, como fazendas e matas.

TRATAMENTO DA FEBRE MACULOSA

Assim que houver as primeiras suspeitas da doença, é fundamental procurar ajuda médica para ser iniciado tratamento com antibiótico específico para a doença, mesmo que ainda não haja diagnóstico a partir de exames. A internação pode ser necessária, e o diagnóstico precoce é importante para evitar o risco de óbito.

COMO PREVENIR A FEBRE MACULOSA?

COMO PREVENIR A FEBRE MACULOSA?

Também é importante verificar se há presença de carrapatos em animais de estimação. Caso haja, é preciso remover com uma pinça, sem apertá-lo, e lavar o loca com água e sabão, lavando as roupas usadas durante a remoção com água fervente, posteriormente.

IMPORTANTE

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de febre maculosa, procure um médico para investigação e início de tratamento.

POR QUE A FEBRE MACULOSA É FATAL? Veja como se prevenir da PICADA DO CARRAPATO e SINTOMAS DA FEBRE MACULOSA

Ler mais

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories