FEBRE MACULOSA

Tem vacina contra febre maculosa? Quem pode pegar febre maculosa? Conheça 4 sintomas e tratamento da febre maculosa

Carrapato-estrela

A febre maculosa é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida por carrapatos da espécie Amblyomma americanum, conhecidos como carrapatos-estrela, encontrado principalmente em animais silvestres.

Exista vacina para febre maculosa?

No momento, não existe uma vacina específica disponível para a febre maculosa. A melhor forma de prevenir a infecção é evitar a picada do carrapato transmissor, como evitar áreas infestadas por carrapatos, usar roupas protetoras e aplicar repelente de insetos.

Quem pode pegar febre maculosa?

A febre maculosa pode afetar qualquer pessoa que seja picada por um carrapato infectado com a bactéria Rickettsia rickettsii. No entanto, existem certos fatores que podem aumentar o risco de contrair a doença.

Exposição a carrapatos

Pessoas que frequentam áreas arborizadas, gramados ou ambientes onde os carrapatos são comumente encontrados têm maior probabilidade de entrar em contato com esses artrópodes e, consequentemente, aumentam seu risco de contrair febre maculosa.

Geografia

A incidência da febre maculosa pode variar dependendo da região geográfica. No Brasil, o estado com mais casos é de São Paulo.

Estações do ano

A atividade dos carrapatos e, portanto, o risco de contrair febre maculosa, pode variar de acordo com as estações do ano. Geralmente, os meses mais quentes, quando os carrapatos são mais ativos, apresentam um maior risco de exposição

Sintomas

Confira agora 4 sintomas da febre maculosa.

1

Febre alta repentina

2

Erupção cutânea nas extremidades e resto do corpo.

3

Dores de cabeça intensas

4

Náuseas e vômitos

Tratamento

O tratamento para a febre maculosa geralmente envolve a administração de antibióticos eficazes contra a bactéria Rickettsia rickettsii.

É importante iniciar o tratamento o mais rápido possível, idealmente dentro das primeiras cinco a sete dias após o início dos sintomas, para aumentar as chances de recuperação completa e reduzir o risco de complicações graves.

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories