ALZHEIMER É HEREDITÁRIO? Quem tem TENDÊNCIA a ter ALZHEIMER? Como saber se tenho genética de Alzheimer? Saiba de que forma FUNCIONA a hereditariedade do MAL DE ALZHEIMER
O mal de Alzheimer, também conhecido como Doença de Alzheimer (DA), é um transtorno neurodegenerativo progressivo que costuma afetar idosos. Contudo, pessoas mais jovens podem desenvolver Alzheimer, caso tenham histórico familiar. Fique com a gente e descubra se o ALZHEIMER É HEREDITÁRIO.
IMPORTANTE
Somente profissionais de saúde devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis nesta matéria possuem apenas caráter educativo.
O mal de Alzheimer costuma se manifestar pela deterioração da capacidade cognitiva e da memória e o consequente comprometimento progressivo das habilidades para executar atividades do dia a dia.
A doença de Alzheimer é desencadeada por problemas no processamento de certas proteínas do sistema nervoso central.
Em muitos casos a DOENÇA DE ALZHEIMER vem acompanhada com outras patologias neurológicas como a DEPRESSÃO, a ANSIEDADE, bem como alterações no comportamento.
O MAL DE ALZHEIMER é uma doença de evolução progressiva e NÃO TEM CURA. Contudo, é possível retardar ou mitigar os sintomas caso o diagnóstico seja feito corretamente e nas fases iniciais.
O Ministério da Saúde classifica o mal de Alzheimer em quatro estágios: inicial, moderado, grave e terminal. Confira a seguir o que cada uma significa:
Fase inicial
O paciente apresenta alterações na memória, na personalidade, nas habilidades espaciais e visuais.
Fase moderada
O paciente apresenta dificuldade de fala, realização de tarefas simples e coordena movimentos, além de agitação e insônia.
Fase grave
Resistência à execução de tarefas diárias, incontinência urinária e fecal, dificuldade de comer e deficiência motora progressiva.
Fase terminal
Restrição ao leito, mutismo, dor ao deglutir e infecções.
O sinal de alerta mais marcante do mal de Alzheimer é a perda de memória recente (fatos do dia a dia) e posteriormente a perda de memória remota (fatos do passado).
Prevenção do Mal de Alzheimer
Não existe uma prevenção específica para a doença de Alzheimer. Contudo, especialistas recomendam o contínuo estímulo do cérebro, ou seja manter a mente ativa, para retardar a aparição dos sintomas.
Entre as atividades preventivas estão estudar, ler, fazer exercícios matemáticos, não fumar, beber álcool, realizar atividades sociais e em grupo, bem como cuidar da dieta e do corpo.
O Mal de Alzheimer é hereditário? Quem tem tendência ao Alzheimer?
A ciência ainda busca mais explicações sobre a doença, porém, os dois principais fatores de risco para o Mal de Alzheimer são a idade e o histórico familiar.
Quando se fala de Alzheimer precoce, aquele no qual os sintomas surgem antes dos 50 anos, normalmente há um fator genético relacionado.
Como saber se tenho Alzheimer?
O diagnóstico de Alzheimer deve ser feito por um profissional de saúde, geralmente um psiquiatra ou neurologista. Isso porque os sintomas iniciais podem ser confundidos com outras doenças neurológicas.
Dessa forma, o diagnóstico do Alzheimer é feito por exclusão. Num primeiro momento avalia-se a possibilidade de um caso de depressão. Os médicos podem pedir exames da função da tireoide e dos níveis de vitamina B12.
No Brasil, o tratamento do mal de Alzheimer é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes têm acesso gratuito a atendimentos multidisciplinares e medicamentos que retardam a evolução dos sintomas.
SINTOMAS DE COLESTEROL ALTO: 7 SINTOMAS que indicam COLESTEROL ALTO