O QUE CAUSA AVC HEMORRÁGICO? Conheça 9 CAUSAS e SINAIS DE ALERTA DO AVC HEMORRÁGICO

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro tapam ou se rompem, ocasionando a paralisia da área que ficou sem circulação sanguínea.

Entender que quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, as chances de recuperação sem sequelas são infinitamente maiores, é imprescindível.

Por isso, vamos elencar nesta matéria quais os sinais de alerta para o AVC hemorrágico.

Mas, antes vamos mostrar quais são as principais causas do AVC hemorrágico.

O QUE SIGNIFICA AVC HEMORRÁGICO?

O AVC hemorrágico acontece quando há rompimento de um vaso cerebral, acarretando em uma hemorragia.

Esta hemorragia pode ocorrer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge.

Estima-se que o AVC hemorrágico seja responsável por 15% de todos os casos de AVC,podendo causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.

QUAIS OS SINTOMAS DO AVC?

O corpo dá alguns sinais de alerta que ajudam a reconhecer um Acidente Vascular Cerebral. Entre os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são:

1º alteração na visão (em um ou ambos os olhos); 2º fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;

3º confusão mental; 4º alteração da fala ou compreensão; 5º dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente; 6º alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar.

O QUE CAUSA O AVC HEMORRÁGICO?

A causa principal de um AVC hemorrágico está na pressão alta descontrolada e a ruptura de um aneurisma. Contudo, também pode ser ocasionado por demais fatores, como:

1º Defeitos cardíacos congênitos; 2º emofilia ou outros distúrbios coagulação do sangue; 3º Ferimentos na cabeça ou no pescoço; 4º Tratamento com radiação para câncer no pescoço ou cérebro;

5º Arritmias cardíacas; 6º Doenças das válvulas cardíacas; 7º Vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos), que pode ser provocada por infecções a partir de doenças

como sífilis, doença de Lyme, vasculite e tuberculose; 8º Infarto agudo do miocárdio e 9º Infarto agudo do miocárdio.

*Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Fonte: Ministério da Saúde

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories