DOENÇAS QUE A CÚRCUMA 'CURA': Veja 5 BENEFÍCIOS surpreendentes da CÚRCUMA no tratamento de SINTOMAS de doenças

A cúrcuma, uma especiaria amarela comumente usada na culinária e na medicina tradicional, tem sido objeto de estudos devido às suas propriedades medicinais.

Embora não seja correto afirmar que a cúrcuma "cura" doenças, existem evidências de que ela pode ter benefícios para a saúde e auxiliar no tratamento de certos sintomas.

Aqui estão cinco benefícios surpreendentes da cúrcuma em relação a sintomas de algumas doenças:

Propriedades anti-inflamatórias

A curcumina, um composto ativo presente na cúrcuma, tem propriedades anti-inflamatórias. Estudos indicam que ela pode ajudar a reduzir a inflamação em doenças como artrite reumatoide, osteoartrite e doenças inflamatórias intestinais.

Efeito antioxidante

A curcumina também possui propriedades antioxidantes, o que significa que ela pode neutralizar os radicais livres no organismo, reduzindo o estresse oxidativo e protegendo as células contra danos. Isso pode ser benéfico em doenças relacionadas ao envelhecimento e ao dano oxidativo, como doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.

Auxílio na digestão

A cúrcuma tem sido usada tradicionalmente para melhorar a digestão e aliviar sintomas como indigestão e inchaço. Ela estimula a produção de bile pelo fígado, que ajuda na quebra de gorduras e melhora a digestão.

Apoio à saúde cerebral

Estudos sugerem que a curcumina pode ter efeitos neuroprotetores e ajudar a melhorar a saúde cerebral. Ela pode reduzir a formação de placas beta-amiloides associadas à doença de Alzheimer e pode ter propriedades antidepressivas e antiestresse.

Potencial efeito anticâncer

Alguns estudos iniciais indicam que a curcumina pode ter propriedades anticâncer, inibindo o crescimento e a propagação de células cancerígenas. No entanto, são necessárias mais pesquisas para confirmar esses efeitos e determinar o seu potencial real no tratamento do câncer.

É importante ressaltar que a cúrcuma não deve ser considerada como um substituto para tratamentos médicos convencionais.

Ela pode ser usada como um complemento à abordagem médica adequada. Sempre consulte um profissional de saúde antes de fazer alterações na sua dieta ou utilizar suplementos à base de cúrcuma para tratar qualquer condição médica.

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories