VITAMINA B6: PARA QUE SERVE? Saiba benefícios da VITAMINA B6, dose diária recomendada e sintomas de VITAMINA B6 ALTA

A vitamina B6, ou piridoxina, é um micronutriente fundamental para que proteínas, açúcar e gordura sejam metabolizados pelo organismo. Essa vitamina pode ser obtida pelo organismo através de alimentação ou suplementos.

Está envolvida em diversos processos no corpo, como a produção de neurotransmissores e o metabolismo de aminoácidos, moléculas que compõem as proteínas. Em geral, é benéfica para a pele, os nervos e o cérebro.

A maioria das pessoas consegue obter a vitamina B6 através de alimentação uma alimentação balanceada, e a suplementação é indicada apenas para casos específicos, sob prescrição de profissionais de saúde.

VITAMINA B6: PARA QUE SERVE?

AJUDA A MANTER O BOM FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO

Isso ocorre, pois a vitamina B6 faz parte da produção de dopamina e serotonina, que ajudam a regular a memória e o humor.

AJUDA A MANTER A DISPOSIÇÃO

A vitamina B6 faz parte da glicogenólise, processo de uso de reservas energéticas dos músculos para garantir a manutenção das atividades motoras.

AJUDA A PREVENIR PROBLEMAS NO CORAÇÃO

A vitamina B6 auxilia na transformação de homocisteína em cisteína, prevenindo o excesso de homocisteína no sangue. Com isso, a vitamina ajuda a prevenir doenças cardíacas.

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA B

Os principais alimentos ricos em vitamina B6 são peito de peru in natura, pistache (foto), feijão-carioca, amendoim, grão-de-bico, avelã, quinoa, ovo e maçã verde.

VITAMINA B6 - DOSE DIÁRIA RECOMENDADA

Segundo o Institute of Medicine de Washington, a quantidade de vitamina B6 que deve ser consumida por dia. Para pessoas com mais de 14 anos, a quantidade varia entre 1,3 e 1,5 mg, a depender a idade e do sexo. Gestantes e lactantes necessitam, respectivamente de 1,9 e 2,0 mg por dia.

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B6

A falta de vitamina B6 é um quadro raro, que costuma ser causado por alcoolismo, alimentação insuficiente, e uso de determinados medicamentos para combate a convulsões e o antibiótico isoniazida.

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B6

Gestantes e lactantes também são mais propensas ao quadro, que causa sintomas como depressão, confusão mental, convulsões e descamação da pele. Para quadros como esse, a suplementação poderá ser indicada.

VITAMINA B6 ALTA

O quadro de vitamina B6 alta também é raro, pois a substância é hidrossolúvel e costuma ser excretada normalmente pela urina. O excesso pode ocorrer em casos de suplementação excessiva, sem orientação adequada.

VITAMINA B6 ALTA

Entre os principais sintomas estão fezes pastosas, dormência, fraqueza e dor, especialmente nas mãos e nos pés. As manifestações da vitamina B6 alta costumam cessar quando a quantia é equilibrada.

IMPORTANTE

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de deficiência ou falta de vitamina B6, procure um médico para investigação e início de tratamento.

IMPORTANTE

Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.

ALIMENTOS BONS PARA A MEMÓRIA: 5 alimentos bons para combater a PERDA DE MEMÓRIA

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories