CERATOCONE o que é?

Veja SINTOMAS de ceratocone e formas de tratamento

Ceratocone

O ceratocone é uma condição ocular que afeta a córnea, a lente transparente na parte frontal do olho. Embora seja relativamente rara, é importante entender seus sintomas e sinais precoces para um diagnóstico e tratamento adequados.

O que é Ceratocone?

O ceratocone é uma doença progressiva que enfraquece e adelgaça a córnea, fazendo com que ela adote uma forma cônica irregular em vez da curvatura normal.

Essa alteração na forma da córnea afeta a visão, causando astigmatismo e miopia, muitas vezes tornando objetos distantes ou próximos borrados e distorcidos.

Principais Sintomas do Ceratocone

A visão turva ou distorcida, tanto à distância quanto de perto, é um dos primeiros sintomas do ceratocone. Linhas retas podem parecer curvas e objetos podem ter uma aparência fantasmagórica.

Sensibilidade à luz (fotofobia)

A córnea afinada no ceratocone pode tornar os olhos mais sensíveis à luz, causando desconforto em ambientes claros ou ensolarados.

Visão dupla

O ceratocone pode causar uma visão dupla, onde uma única imagem parece dividida em duas. Isso pode ocorrer especialmente em condições de baixa luminosidade.

Halos ao redor das luzes

Devido à deformação da córnea, as pessoas com ceratocone podem ver halos ao redor das luzes, o que pode atrapalhar a visão noturna.

Coceira e irritação

À medida que o ceratocone progride, a córnea adelgaçada pode ficar irritada e causar coceira, vermelhidão e sensação de areia nos olhos.

Tratamento do ceratocone

O tratamento do ceratocone é multifacetado e depende da gravidade da condição. Ao trabalhar em conjunto com um oftalmologista experiente, é possível encontrar a abordagem mais adequada para gerenciar seus sintomas e melhorar sua visão.

O tratamento abrange diversas opções, desde o uso de óculos e lentes de contato especiais para corrigir a visão, até procedimentos como o crosslinking de córnea para fortalecer o tecido corneano e frear a progressão da doença.

Implantes de anéis intracorneais, lentes intraoculares e, em casos extremos, transplante de córnea são alternativas para restaurar a visão comprometida

Importante

Se você suspeita que está experimentando sintomas de ceratocone, não hesite em consultar um oftalmologista. E atenção: esta matéria não substitui uma consulta médica em nenhuma hipótese.

Confira também: Benefícios da cúrcuma para a saúde

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia na TV Jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories