Rir é o melhor remédio?

Rir pode mesmo ser o melhor remédio para o seu coração! Segundo uma pesquisa realizada pelo Hospital das clínicas de Porto Alegre, o simples ato de rir pode ajudar na saúde do seu coração. Quer saber mais sobre? Confira está página

Sobre o estudo

O estudo foi realizado por cientistas que envolveram 26 adultos com idade média de 64 anos, diagnóstico com doença arterial coronariana, que se caracteriza pelo acúmulo de placas de gordura e limita o fluxo sanguíneo para o coração.

O benefício do riso

A partir da pesquisa, foi possível perceber que ao rir o tecido dentro do coração se expande e aumenta o fluxo de oxigênio pelo corpo, facilitando a circulação.

Como foi feito o estudo?

Não curtiu?
Clique aqui e veja outros conteúdos

IR PARA TVJORNAL.COM.BR

Grupo da comédia

Os participantes foram divididos em dois grupos, o primeiro grupo de pessoas foram convidadas para assistir dois programas de comédia diferentes de uma hora de duração por semana.

Grupo de temas sérios

O outro grupo assistiu a dois documentários com assuntos mais voltados para política ou floresta amazônica, destacando um tom sério.

Resultado

No final, o estudo mostrou que o grupo dedicado à assistir comédia melhorou 10% durante um teste para medir quantidade de oxigênio que o coração conseguia bombear para o corpo.

Outros resultados

Segundo os cientistas, o grupo que assistiu comédia também melhorou o índice de expansão da artéria, melhorou resultado no transporte de sangue e redução dos marcadores inflamatórios em comparação com o outro grupo.

"Quando os pacientes com doença arterial coronariana chegam ao hospital, eles apresentam muitos biomarcadores inflamatórios. A inflamação é uma grande parte do processo de aterosclerose, quando placas se acumulam nas artérias. A terapia do riso poderia ser implementada em instituições e sistemas de saúde como o NHS para pacientes com risco de problemas cardíacos", afirma Marco Saffi, autor principal do estudo e médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, segundo O Globo.

Não curtiu?
Clique aqui e veja outros conteúdos

IR PARA TVJORNAL.COM.BR

Para O Globo, o médico destacou que os programas de comédia não precisam ser voltados apenas para a televisão. Explorar sessões de comédia ao vivo e se divertir com um grupo de amigos. Segundo o especialista, "As pessoas deveriam tentar fazer coisas que as fizessem rir pelo menos duas vezes na semana".

Mais pesquisas são necessárias

Apesar do estudo trazer um resultado animador, os pesquisadores ainda reforçam a necessidade de mais pesquisas para conclusões mais robustas, segundo O Globo.

Veja as principais notícias do dia em tv-jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories