SINTOMAS DE COLESTEROL ALTO NA PELE
4 sinais de como o colesterol alto afeta a saúde da sua pele e seu corpo
O colesterol é uma substância gordurosa naturalmente presente em nosso corpo e desempenha um papel importante na construção de células e na produção de hormônios.
Colesterol alto
No entanto, quando os níveis de colesterol no sangue estão acima do normal, isso pode aumentar o risco de problemas de saúde, como doenças cardíacas e aterosclerose.
Existem dois tipos principais de colesterol: o LDL, conhecido como "colesterol ruim", e o HDL, conhecido como "colesterol bom". Quando o colesterol alto ocorre, é uma referência ao valores elevados de LDL ou baixos valores de HDL.
Sintomas de colesterol alto na pele
O colesterol alto pode causar muitos sintomas, e alguns se localizam especificamente na pele.Conheça quais a seguir.
Placas de Colesterol
O colesterol alto pode levar à formação de placas amareladas ou alaranjadas nas pálpebras, conhecidas como xantomas eruptivos. Essas placas podem ser dolorosas e coçar.
Xantomas
Os xantomas são protuberâncias amareladas ou salientes que podem surgir em áreas como cotovelos, joelhos, mãos ou pés. Eles são formados devido ao acúmulo de lipídios na pele e podem indicar um desequilíbrio lipídico.
Prurido e Ressecamento
Pessoas com colesterol alto podem experimentar prurido (coceira) e ressecamento na pele. Isso pode ocorrer devido a inflamações relacionadas ao excesso de colesterol no sangue.
Risco de Aterosclerose
Embora não seja um sintoma visível na pele, o colesterol alto pode aumentar o risco de aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Isso afeta o fluxo sanguíneo para a pele e pode contribuir para problemas de cicatrização e outros problemas dermatológicos.
Outros sintomas
Problemas como dor no peito, falta de ar, fadiga excessiva e até mesmo ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais (AVCs) podem ocorrer por conta de colesterol alto.
No entanto, colesterol alto em si não costuma causar sintomas perceptíveis, sendo muitas vezes chamado de "assassino silencioso" devido à falta de sintomas óbvios.
Por isso, é importante fazer exames regulares de colesterol e adotar hábitos saudáveis para prevenir complicações mais graves.
Procure um profissional de saúde qualificado para realizar uma avaliação da sua saúde.