Celular antes de dormir?

Antes de dormir, você checa as notificações e confere as últimas notícias do dia no celular? Esse hábito pode estar comprometendo a sua saúde. Quer saber mais sobre? Fique nesta página

Pesquisa espacial

Uma nova pesquisa está sendo conduzida pela Agência Espacial Europeia (ESA) para alertar o uso do celular antes de dormir

O estudo é realizado pelo astronauta dinamarquês Andreas Morgensen, da ESA, que através de dois experimentos na Estação Espacial Internacional consegue entender melhor o sono no espaço.

Não curtiu?
Clique aqui e veja outros conteúdos

IR PARA TVJORNAL.COM.BR

Como funciona o estudo?

Com dois experimentos, "Luz Circadiana" e "Sono em órbita", os astronautas na estação espacial devem fazer um giro em torno da Terra a cada 90 minutos. Logo, os astronautas veem o sol nascer e se pôr cerca de 16 vezes ao dia.

Desregulação do sono

Essa rotina desregula o ritmo circadiano, que consiste nas mudanças físicas, comportamentais e mentais pelas quais os corpos passam durante um período de 24 horas. O "relógio" interno está ligado à temperatura central do corpo, que muda ao longo do dia, e afeta o metabolismo e ciclo de sono.

A exposição da luz influencia claramente esse ritmo circadiano, pois os humanos tendem a acordar durante o dia e dormir à noite.

Luz do celular afeta sono?

Sim. A luz azul que o celular emite restringe a produção da melatonina, um importante hormônio para o sono, uma vez que controla o ciclo circadiano, dificultando dormir e acordar.

Relação com o estudo espacial

A pesquisa aponta que, assim como o uso do celular antes de dormir, os ciclos se distorcem nas missões dos astronautas. Logo, assim como as pessoas na Terra que usam o dispositivo antes de dormir, os astronautas também podem ter insônia e sono desregulado.

Não curtiu?
Clique aqui e veja outros conteúdos

IR PARA TVJORNAL.COM.BR

Sistema de luz é desenvolvido

Para evitar a consequência dessa luz azul, o astronauta Morgensen usa uma luz especial desenvolvida por arquitetos espaciais da Dinamarca. O sistema tem uma lâmpada criada para ajudar no ciclo circadiano dos passageiros.

Como funciona esse sistema?

O sistema de luz funciona em diferentes cores durante o longo do dia. De noite, quando o astronauta vai dormir, a luz fica vermelha para simular um pôr do sol. De manhã, a luz muda para azul para simular o nascer do sol.

Veja as principais notícias do dia em tv-jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories