Veja o que é pé diabético e como identificar os sintomas
O pé diabético ocorre porque, quando os níveis de glicose no sangue estão descontrolados por um longo período, como acontece com pesssoas que têm diabetes, os nervos e os vasos sanguíneos nos pés podem ser danificados, levando a uma redução na sensibilidade e faciliantando ferimentos e infecções nos pés.
Os sintomas de pé diabético podem variar, mas comumente incluem dormência nos pés, feridas que não cicatrizam, que podem ser pequenas lesões que evoluem para úlceras, mudanças na cor da pele e unhas grossas e quebradiças.
Quem tem diabetes deve manter um controle rigoroso dos níveis de açúcar no sangue e examinar os pés regularmente para identificar feridas ou alterações na pele. O uso de calçados confortáveis, a limpeza e a hidratação dos pés são recomendados.
Se já houver feridas já, é muito importante realizar o tratamento adequado, pois o pé diabético pode evoluir para quadros graves, com complicação que podem levar à necessidade de amputação do membro, devido aos risco de espalhar a infecção para o resto do corpo do paciente.