Esporotricose: o que é?

É uma doença que atinge comumente gatos, podendo até mesmo levar a morte do felino em casos mais graves. A esporotricose é um tipo de micose causada pelo fungo Sporothrix, que costuma estar presente no solo, vegetais, espinhos e madeiras.

Tipos de esporotricose

Os tipos de esporotricose são cutânea, extracutânea, disseminada e linfocutânea.

Sintomas no gato

Feridas com secreção, feridas que não cicatrizam e costumam evoluir rapidamente, além de espirros frequentes, de acordo com o governo.

Transmissão

A transmissão para os felinos acontece quando o gato tem alguma ferida a berta no corpo ou com espinhos que perfuram a pele.

IR PARA TVJORNAL.COM.BR

Cuidado

De acordo com a Fiocruz, o animal pode sim ser um portador da esporotricose e não apresentar lesões, apesar de não ser comum. Dessa forma, a contaminação ainda é possível.

Esporotricose humana

A também conhecida "doença do jardineiro", é uma zoonose que pode ser transmitida para os humanos. Mas, assim como os gatos, os humanos também pode contrair a doença por meio de lesões.

Fungo pode afetar ossos e articulações, apresentando inchaço e dor aos movimentos, semelhante a uma artriste infecciosa, segundo o Ministério da Saúde.

Esporotricose é transmissível para humanos

A transmissão dos felinos para humanos acontece por meio de arranhões do gato ou até mesmo a saliva que por meio de respingos atingem a face, olhos, nariz ou a boca dos humanos.

Sintomas em humanos

O desenvolvimento inicial da lesão é similar a uma picada de inseto, que pode evoluir para uma cura espontânea. Em casos mais graves, o fungo pode atingir os pulmões e sintomas como falta de ar, febre e dor ao respirar são relatados.

Ler Mais
IR PARA TVJORNAL.COM.BR

Humano transmite para outro humano?

De acordo com a Fiocruz, apesar da chance ser muito baixa, ainda é possível a transmissão da esporotricose de humano para humano.

Veja as principais notícias do dia em tv-jornal

IR PARA TVJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories