7 passos essenciais para um negócio de sucesso
Empreender não é simples. Mas alguns passos podem facilitar o processo, especialmente para quem está começando
Passos fundamentais para um negócio ter sucesso
Identifique o problema
Antes de criar um novo negócio, é importante identificar um problema existente que possa ser resolvido. As pessoas estão dispostas a pagar por soluções que acabem com alguma dor ou incômodo. Se você não tiver certeza de qual problema resolver, faça uma pesquisa com seu público-alvo para entender suas necessidades
Defina sua fonte de financiamento
É importante pensar na fonte de financiamento desde o início. No início, é comum que os empreendedores tenham que contar com recursos próprios ou com um bom conhecimento do mercado
Também é possível buscar um investidor-anjo, mas é importante lembrar que isso é raro e que os investidores-anjo geralmente buscam empresas com um repertório de atuação e resultados palpáveis
Tenha foco
É comum que empreendedores e aspirantes a empreendedores tenham uma visão ampla e identifiquem oportunidades em diferentes áreas. No entanto, é importante ter foco e priorizar apenas um objetivo por vez. Isso porque é impossível fazer tudo ao mesmo tempo e, sem um foco claro, é mais difícil de alcançar o sucesso
Invista na equipe
Mesmo com poucos funcionários, é importante ter profissionais com autonomia, organização, capacidade de tomada de decisão e responsabilidade com as entregas. Além disso, é preciso evitar contratar apenas parentes e amigos, pois a imprevisibilidade das situações e dos problemas pode prejudicar relações pessoais
Conheça seus limites
É importante conhecer o seu limite antes de iniciar um negócio. Se você está usando suas economias para investir, não coloque todo o seu dinheiro em risco. Estabeleça uma porcentagem para gastar e determine o tempo que você está disposto a ficar sem salário, por exemplo. Se o dinheiro acabar ou o tempo acabar, é hora de parar e reavaliar a situação
Lance um produto mínimo viável
Não espere ter um produto perfeito antes de lançar. Isso pode levar muito tempo e dinheiro. É melhor lançar um produto mínimo viável (MVP) primeiro, para entender as necessidades dos usuários e obter feedback. Com isso, você pode evoluir o produto de forma mais rápida e eficiente
Seja flexível
É importante ser flexível e estar aberto a mudanças. Se, depois de testar seu produto ou serviço, você precisar fazer ajustes, não tenha medo de fazê-los. Quem não está disposto a mudar de direção não terá sucesso