economia

Auxílio Emergencial: Caixa bloqueia contas da poupança social por suspeita de fraude

A Caixa Econômica Federal não informou quantas contas foram bloqueadas

Da Agência Brasil Por Kelly Oliveira
Da Agência Brasil
Por Kelly Oliveira
Publicado em 21/07/2020 às 16:16
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Contas da poupança social da Caixa, usadas para pagamento do auxílio emergencial, foram bloqueadas por suspeita de fraudes. Os usuários do aplicativo Caixa Tem, usado para movimentar a conta, devem se apresentar em uma agência bancária, com documento de identidade para regularizar o cadastro.

>>[Vídeo] Advogado esclarece dúvidas sobre o novo calendário e próximos pagamentos do auxílio emergencial

“A Caixa esclarece que o aplicativo Caixa Tem possui múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro. O baixo percentual de fraudes observado deve-se à engenharia social, em que são utilizadas informações, documentos e acessos dos próprios clientes. Assim, recomenda-se utilizar apenas os aplicativos oficiais da Caixa e jamais compartilhar informações pessoais”, diz o banco em nota. A Caixa não informou quantas contas foram bloqueadas.

Segundo a Caixa, a área de segurança do banco monitora continuamente as contas e os acessos e, em caso de suspeita, realiza o bloqueio preventivo.

“O banco esclarece que informações sobre eventos criminosos são repassadas exclusivamente às autoridades policiais, e ressalta que presta irrestrita colaboração nas investigações”, concluiu.

Calendários do auxílio emergencial

Os pagamentos da quarta e da quinta parcela do auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães chefes de família) já têm datas definidas, assim como o pagamento das parcelas restantes do benefício, para os beneficiários de todos os lotes do auxílio emergencial (aprovados em datas diferentes, ao longo do ano). Clique aqui e confira todos os calendários das próximas parcelas do auxílio emergencial